Distribuição de mudas na Estação

18 de julho de 2008 - 14:51

18/07/2008 – ASCOM

Despertar a consciência ambiental, incentivando o cultivo das plantas. Com esse objetivo, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), em parceria com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), realizou, ontem, uma campanha educativa, em comemoração ao dia de Proteção às Florestas (17 de julho). A ação, que faz parte do projeto Metrofor e Cidadania, aconteceu na Estação Luiz Felipe, com doações de mudas de aroeira e ipê, para os usuários do sistema ferroviário.

Durante todo o dia, 100 mudas, 50 de cada espécie, foram distribuídas pelos técnicos das Semace. Junto com as plantas, eram entregues panfletos educativos sobre as queimadas e desmatamentos.

Para o técnico da Semace, Gilson Mesquita, a ação é uma forma de incentivar o cultivo das plantas. “Estamos orientando sobre a importância de plantar. Temos mais desmatamento e queimadas do que plantação. Esse quadro precisa ser mudado”, declara Gilson.

Na hora de escolher a muda, Iraci da Silva, 42 anos, não teve duvida: “Quero a aroeira. Assim, além de incentivar o cultivo de plantas, utilizarei também como remédio, já que ela é uma planta medicinal”, diz.

O assessor da presidência do Metrofor, Fernando Mota, explica que o projeto busca levar para a estação ações educativas e culturais, em datas marcantes de cada mês. “Com parcerias, fazemos trabalhos de conscientização culturais, ambientais e, também, de saúde. Já realizamos ações contra a dengue, a hanseníase e o câncer de mama”, explica ele.

Obs: Matéria publicada no jornal Diário do Nordeste, do dia 18 de julho, no caderno Cidade.