Serviço Florestal faz controle de qualidade do Inventário Florestal no estado do Ceará

17 de janeiro de 2014 - 09:55

17/01/2014

Equipe percorrerá região norte do estado e fará medições de árvores e outros parâmetros para avaliar se trabalho em campo tem sido bem realizado

Profissionais do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) começam nesta segunda-feira, 20/01, uma visita de campo à região norte do Ceará para avaliar a realização do Inventário Florestal Nacional (IFN) no estado.

O IFN é uma iniciativa coordenada pelo SFB, em parceria com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), que visa oferecer um panorama das florestas do estado, conhecendo-as “por dentro”.

O objetivo da visita a ser feita pelo SFB é verificar a qualidade do trabalho de coleta de dados realizado pela empresa contratada por licitação pública para fazer as atividades de campo do IFN. Cerca de 20% do Ceará já foram levantados pela empresa.

O controle de qualidade consiste na avaliação de parte dos pontos amostrais que já foram mensurados. Os pontos amostrais são estabelecidos em locais pré-definidos, localizados a 20 quilômetros uns dos outros,por todo o Estado, onde ocorre a coleta de dados e são identificadas as árvores existentes, altura, diâmetro, “saúde”, diversidade e quantidade delas, entre outras informações.

Serão visitados por amostragem cerca de dez, dos 70 pontos que já foram mensurados pela empresa. Em todo o Ceará, o Inventário contará com 377 pontos amostrais. A atividade terá o apoio da Unidade Regional Nordeste do SFB.

Segundo o engenheiro florestal da Gerência de Informações Florestais do SFB Guilherme Gomide, uma das funções do Controle de Qualidade é verificar, por exemplo, se o ponto amostral foi bem alocado, ou seja se está localizado nas coordenadas geográficas estipuladas pelo Serviço Florestal

Até o encerramento do Inventário no estado, novas avaliações serão realizadas. “O controle de qualidade ajuda a garantir a confiabilidade dos dados obtidos em campo”, diz Gomide.

O Ceará foi o primeiro estado da região Nordeste a começar as atividades de campo do Inventário. As informações obtidas serão consolidadas em um documento que auxiliará a tomada de decisão sobre uso e proteção desses recursos ambientais e de outros associados, conforme a realidade estadual, e também auxiliarão na elaboração de políticas públicas e em ações de desenvolvimento socioeconômico.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Serviço Florestal Brasileiro