Semace contribui com o projeto de recuperação da lagoa do Batoque

19 de abril de 2011 - 13:45

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio do Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam), está contribuindo com o projeto de recuperação da lagoa do Batoque, no município de Aquiraz, feito pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Associação Comunitária dos Moradores do Batoque. A ação está sendo realizada através de um projeto selecionado em 2010 pelo Programa Petrobras Ambiental.

O projeto visa promover a recuperação ambiental da lagoa utilizando técnicas de Permacultura (método de planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana como jardins, vilas, aldeias e comunidades ambientalmente sustentáveis). O local está inserido dentro de uma unidade de conservação gerenciada pelo ICMBio, a Reserva Extrativista (Resex) do Batoque.

Na oportunidade, serão realizadas várias atividades, tais como a construção de 80 canteiros bio-sépticos em residências da comunidade próximas à lagoa; cursos de educação ambiental focando a conservação de recursos naturais, a sensibilização e o envolvimento coletivo dos moradores da região; reflorestamento de dez hectares de mata ciliar da lagoa, com o plantio de 25 mil mudas de espécies nativas; e a realização de cursos para produção local de adubo, utilizando uma técnica conhecida como compostagem.

A Semace está contribuindo com o projeto através da análise da qualidade da água. De acordo com o gestor ambiental, Linconl Davi Mendes, a primeira coleta aconteceu em março e o resultado não foi satisfatório. Segundo Mendes, os 11 pontos analisados na lagoa do Batoque apresentaram elevada quantidade de fósforo total, que pode surgir em decorrência do lançamento de efluentes domésticos ou provenientes de fertilizantes agrícolas.

A duração do projeto será de dezoito meses, contados a partir do início desse ano. As ações do projeto possibilitarão a recuperação do principal recurso hídrico superficial da Resex, garantindo a melhoria da qualidade de vida local. O projeto também conta com a parceria da Prefeitura de Aquiraz e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

*Com informações do ICMBio

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação