Área de Proteção Ambiental do Balbino

9 de dezembro de 2010 - 09:24

APRESENTAÇÃO

A ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DE BALBINO foi criada através da Lei Nº 479/88 de 21 de setembro de 1988. A Praia de Balbino fica a 62Km de Fortaleza e a 3 km da Caponga – município de Cascavel. A APA tem 250 hectares formados por dunas, lagoas, manguezais, praia e as diversificações da cobertura vegetal na faixa litorânea.

Na comunidade de Balbino, segundo informações do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), mais de duzentas famílias dependem da pesca artesanal de lagosta, peixes e outros crustáceos, o que corresponde a quase totalidade dos moradores. A barra existente na região é uma reserva de peixes e camarões, que dá sustento a várias famílias do Balbino, Pindoretama, Pratiús, Tijucuçú e Vaca Morta. Mas por não existir fiscalização, está sendo degredada. Além da pesca, a agricultura é outra fonte de sustento da comunidade.

Em 1986 foi formada a Associação de Moradores. Em 1997, a comunidade recebeu o Título da Terra do Governo do Estado. Os moradores, que lutam contra a especulação imobiliária e pela sobrevivência no litoral, tem a preocupação com o turismo, que embora ainda em estágio inicial de sensibilização, vem estruturando um turismo ecológico e comunitário, onde os próprios moradores proporcionem locais de hospedagem, alimentação e momentos de lazer. É um turismo de baixo custo, capaz de atender a uma demanda existente, formada não apenas por turistas advindos do exterior, mas principalmente de um público do Estado do Ceará ou de estados vizinhos, sedentos por uma proposta que vincule a conservação dos recursos naturais com o conhecimento da cultura local.

Há 4 anos vem sendo realizado sistematicamente a “Regata Ambiental de Balbino”. Em janeiro de 2005 foi com o tema ”Pirataria e pesca predatória – vamos acabar com essa história!” A programação contou com diversas atividades: lual na praia, apresentação de dança do coco, venda de culinária tradicional e adivinhações ao redor da fogueira, café da manhã coletivo, caminhada por uma trilha ecológica e brincadeiras na praia, além da regata e da sua premiação. A competição é parte do processo de construção de um modelo de turismo comunitário, sustentável e responsável, que visa à inclusão direta das famílias de Balbino nas atividades turísticas.

ÁREA, LOCALIZAÇÃO E ACESSO À RESERVA

Abrange uma área de 250 hectares no litoral Leste do Município de Cascavel. Os principais acessos a Cascavel, partindo de Fortaleza, são feitos através da BR 116 e CE 040, perfazendo um total de 62 Km.

CLIMA

A pluviometria média normal é de 1.331,7 mm, sendo que a média das temperaturas máximas é de 31º C e para as mínimas é de 26º C.

ECOSSISTEMA

Costeiro – complexo vegetacional litorâneo

ATRATIVOS NATURAIS

Praias:

Águas Belas – Situada a 72 km de fortaleza. A 2 km de Caponga, praia ao longo da costa, com dunas e coqueiros bastante afastados (contornam os lagamares); as dunas represam, no interior, o Riacho Fundo que desagua no mar. O riacho só permite travessia de bugre com maré muito baixa.

Barra Nova – Praia na barra do Rio Choró, tendo como cenário de fundo barrancas vermelhas cobertas de vegetação e exuberantes coqueiros (margem esquerda e direita); a navegação é possível no Rio Choró para barcos lagosteiros e botes de pesca; na praia, em frente ao núcleo nativo, encontra-se o ancoradouro de jangadas e na enseada do Choró, o fundeadouro dos barcos. A área é de grande beleza e potencial turístico pelo conjunto de atrativos naturais.

Caponga

Rios: Choró, Pirangi e Riacho Malcozinhado.

ATRATIVOS CULTURAIS

Antigo prédio – Construído em 1884, foi Cadeia Pública e Casa da Câmara. Atualmente funciona a Secretaria de Educação e a Câmara dos Vereadores de Cascavel.

Igreja da Matriz – Construída entre 1745 e 1755.

Patronato Juvenal de Carvalho – Construído em 1936.

Usinas de fabricação da Cachaça

TELEFONES ÚTEIS

Dona Luiza – Fones: (85)8842.5562 – Camila (85)8834.4975 – Balbino (88)3367.9000

Associação de Moradores da Comunidade de Balbino – Fones: (85)9987-5917 (Luiza) ou 3273.1290 (Pedro)