Semace, Incra e Ufersa alinham expansão do manejo florestal sustentável em assentamentos no Ceará

22 de janeiro de 2026 - 16:11

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) sediou, nesta quinta-feira (22), uma reunião estratégica para fortalecer o manejo florestal comunitário e familiar em áreas de reforma agrária no estado. O encontro, realizado na Diretoria Florestal da autarquia, reuniu representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa).

O foco central da pauta foi o projeto “Manejo Florestal Sustentável em Assentamentos Rurais no Ceará: Conservação e Desenvolvimento Sustentável”. A iniciativa prevê a implementação de seis novos projetos de manejo e a ampliação de outros dois já existentes, todos voltados para o uso múltiplo da floresta em assentamentos rurais.

Para o diretor Florestal da Semace, Adirson Freitas, o encontro foi decisivo para o sucesso das ações. “Essa articulação consolida as parcerias institucionais e estabelece um plano de ação claro para que possamos conciliar conservação ambiental com o desenvolvimento econômico das famílias assentadas”, afirmou.

Além do diretor, participaram da reunião os peritos federais Evaldo Tavares de Souza Filho e José Fredson Bezerra Lopes (Incra), e os professores Alan Cauê de Holanda e Alysson Rocha Alves, acompanhados pelo estudante de Engenharia Florestal, Leandro Nicholas Silva (Ufersa).