Em Brasília, Semace avança em qualificação técnica para aperfeiçoar ações de fiscalização

4 de dezembro de 2025 - 15:59

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) vem reforçando o investimento em formação continuada como um dos pilares para o aprimoramento do serviço público. A autarquia destaca que a qualificação permanente dos servidores resulta em melhorias diretas nas atividades desenvolvidas e contribui para o fortalecimento da gestão ambiental no Ceará.

Nesse propósito, a Semace viabilizou a participação da fiscal ambiental Sângela Ramos no Curso Básico de Inteligência Ambiental (CBI), promovido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A capacitação ocorreu em duas etapas: a fase a distância, realizada no período de 3 a 14 de novembro, e a etapa presencial, entre 24 e 28 de novembro, em Brasília (DF).

O CBI tem como finalidade capacitar servidores de diferentes instituições no uso de inteligência aplicada à tomada de decisões estratégicas e ao aperfeiçoamento das ações de fiscalização ambiental. O conteúdo do curso abrange análise de dados, produção de conhecimento e estímulo ao intercâmbio de informações entre órgãos que atuam na proteção do meio ambiente.

A servidora ressalta que a participação representa um avanço significativo para o setor.“Sou grata pelo reconhecimento e pela oportunidade de integrar o CBI, demanda apresentada pela minha chefia com o objetivo de ampliar conhecimentos sobre procedimentos e experiências de outros órgãos, além de aplicar técnicas, tecnologias e melhores práticas de gestão. A capacitação contribuirá para decisões mais qualificadas no âmbito da GEFIS e para o aprimoramento das ações de combate a ilícitos, otimizando o uso dos recursos públicos”, destacou.