Semace marca presença no CBAI 2025 com pesquisa sobre carcinicultura e sustentabilidade
30 de outubro de 2025 - 09:29

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) marcou presença no 7º Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto (CBAI 2025), realizado em Brasília. O evento teve como tema “50 anos de Licenciamento Ambiental no Brasil: novos e velhos desafios para o futuro da Avaliação de Impacto” e ocorreu entre os dias 22 e 24 de outubro.
Reconhecido como um dos principais encontros técnico-científicos do país voltados à discussão sobre avaliação de impactos ambientais e licenciamento ambiental, o congresso reuniu profissionais, pesquisadores, gestores públicos, representantes do setor produtivo e da sociedade civil. A programação contou com palestras, mesas-redondas, sessões temáticas, minicursos e apresentação de trabalhos científicos.
Representando a autarquia, o fiscal ambiental Abraão Maia apresentou o trabalho “Análise da Gestão Ambiental de Empreendimentos de Carcinicultura no Município de Acaraú-CE e seus Reflexos nos Manguezais”. O estudo integra o Mestrado Acadêmico em Tecnologia e Gestão Ambiental do servidor pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e utiliza dados de processos de licenciamento, monitoramento e fiscalização ambiental da Semace. O objetivo é analisar a gestão ambiental de empreendimentos de carcinicultura no município de Acaraú.
Segundo Abraão Maia, o trabalho reforça o compromisso da Semace com a gestão ambiental responsável no Estado.“Esse tipo de pesquisa reforça o compromisso da Semace com a avaliação da gestão ambiental dos empreendimentos de carcinicultura, especialmente no que diz respeito ao licenciamento, ao monitoramento dos efluentes líquidos e à fiscalização dessa atividade potencialmente poluidora no Ceará. O estudo atua como um instrumento de diagnóstico e aprimoramento da gestão ambiental desse setor econômico, contribuindo para uma compreensão mais ampla de seus impactos a partir de um estudo de caso”, destacou o servidor.
Fortalecimento da gestão ambiental
O CBAI 2025 reuniu cerca de 500 participantes e destacou o papel da Avaliação de Impacto como instrumento essencial para o desenvolvimento sustentável. O evento reforçou a importância do fortalecimento dos órgãos ambientais e da integração entre governo, academia e setor produtivo na promoção de uma gestão responsável dos recursos naturais.
Com apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e da Universidade de Brasília (UnB), o congresso foi promovido pela Associação Brasileira de Avaliação de Impacto (ABAI) e promoveu debates sobre práticas que conciliam o crescimento econômico com a preservação ambiental.