Semace promove curso sobre Poluição Sonora e Uso do Sonômetro no Cariri

20 de outubro de 2025 - 08:53

Nos dias 15 e 16 de outubro, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em parceria com a Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE), realizou em Juazeiro do Norte o curso Poluição Sonora e Uso do Sonômetro, voltado para servidores estaduais e municipais de órgãos ambientais da região do Cariri.

A capacitação faz parte de uma programação que teve início em maio, com a realização da primeira turma em Fortaleza. O curso no Cariri é a segunda etapa da formação, que ainda contará com mais duas edições em 2025: a terceira turma acontecerá em Sobral, de 17 a 20 de novembro, e a quarta será realizada novamente em Fortaleza, entre os dias 1º e 5 de dezembro.

Durante o curso, os participantes recebem orientações sobre as leis e normas que tratam da poluição sonora, além de aprenderem sobre o uso dos instrumentos de medição do nível de ruído. Também são abordados os procedimentos de medição e avaliação contidos na NBR 10151/2019 – Acústica: Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas – Aplicação de uso geral.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição sonora é a segunda maior causa de doenças que reduzem a expectativa de vida das pessoas que vivem em grandes centros urbanos, ficando atrás apenas da poluição do ar. Por esse motivo, o tema vem sendo tratado como uma questão de saúde pública.

Para o fiscal ambiental da Semace e responsável pelo curso, Isael Gomes, a capacitação tem papel fundamental no enfrentamento do problema. “A poluição sonora precisa ser encarada com a mesma seriedade que outros tipos de poluição. Quando capacitamos servidores que atuam na fiscalização e no controle ambiental, estamos fortalecendo a capacidade do Estado e dos municípios de agir de forma mais eficaz e técnica. Essa formação contribui diretamente para a redução dos impactos do ruído excessivo na saúde e na qualidade de vida das pessoas”, destacou.

Com as novas turmas previstas até o fim do ano, a Semace reforça seu compromisso em formar agentes públicos mais preparados para lidar com os desafios ambientais, ampliando o alcance das ações de educação e fiscalização ambiental em todo o Ceará.