Semace participa de evento em comemoração aos 17 anos do Fundo Amazônia, em Manaus

13 de agosto de 2025 - 14:59

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), autarquia vinculada à Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), participou nesta terça (12) e quarta-feira (13) do evento comemorativo “Fundo Amazônia 17 anos: raízes e rumos”, realizado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em Manaus.

Com o tema “Raízes e Rumos: O que aprendemos. O que queremos. O que construiremos juntos”, o encontro reuniu representantes dos governos estaduais, da União, da sociedade civil, de povos indígenas, comunidades tradicionais e organismos financiadores, com o objetivo de refletir sobre os avanços conquistados e os próximos passos dos 139 projetos apoiados pelo Fundo desde sua criação.

Durante o evento, foi anunciada a aprovação de R$ 210 milhões para novas iniciativas de desenvolvimento sustentável na região. Desse total, R$ 150 milhões serão destinados ao Projeto União com Municípios pela Redução de Desmatamento e Incêndios Florestais, com atuação em 48 municípios prioritários de seis estados da Amazônia Legal.

Marcelo Rebouças, coordenador do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Ceará, destacou a relevância da participação do Estado no evento, especialmente no contexto da execução do projeto CAR.“A participação da Semace no evento em celebração aos 17 anos do Fundo Amazônia, enquanto ente proponente e executor do projeto CAR no Estado do Ceará, se delineou como um momento de significativa importância para o compartilhamento de boas práticas e experiências voltadas para a superação de desafios relacionados aos projetos. A oportunidade de contribuir com as discussões e debater acerca do futuro do Fundo Amazônia, bem como para a execução de políticas públicas, se caracteriza como algo de grande responsabilidade, principalmente objetivando o efetivo alcance ao público-alvo e principal beneficiário da execução das ações”, afirmou.

A programação incluiu painéis temáticos, oficinas de trabalho, feira com exposição de produtos da sociobioeconomia e rodas de conversa, abordando estratégias para ampliar o impacto e a capilaridade das ações executadas nos territórios da Amazônia Legal.

Saiba mais

Criado em 2008, o Fundo Amazônia é uma iniciativa do Governo Federal com objetivo de captar e investir recursos não reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, além de promover a conservação e o uso sustentável da floresta Amazônica. Coordenado pelo BNDES, o Fundo apoia projetos apresentados por órgãos públicos, entidades da sociedade civil e instituições de pesquisa que atuam na Amazônia Legal. Reconhecido internacionalmente, é o maior fundo de conservação florestal do mundo e um dos principais instrumentos da política climática brasileira.