Semace aprimora plataforma de denúncias ambientais com interatividade e retorno mais eficiente

14 de julho de 2025 - 10:13 #

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) concluiu a primeira fase de modernização da ferramenta de denúncias ambientais. A atualização, disponível no site oficial da Semace e Aplicativo para Android (Semace Digital) foi desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ditec), em parceria com a Diretoria de Fiscalização (Difis) e tem como objetivo ampliar a acessibilidade ao serviço, além de promover maior eficiência no atendimento das ocorrências ambientais, no Ceará.

Em 2024, a Semace atendeu 1.628 denúncias, provenientes de todos os seus canais de atendimento, que resultaram em seis operações especiais e 1.351 autos de infração. Até junho de 2025, já foram 1.531 ocorrências registradas, dessas 656 infrações contra a fauna, 383 Infrações relativas à licenças ou autorizações ambientais, 251 relativas à poluição, 87 contra a Flora e 72 cometidas exclusivamente em Unidades de Conservação.

Os números refletem uma quantidade significativa de denúncias que agora devem ser aprimoradas e atendidas com mais precisão por meio da atualização da ferramenta digital. O grande diferencial é que, ao selecionar o local no mapa interativo, o cidadão já é informado se a ocorrência é de competência da Semace ou do município. Isso evita denúncias indevidas, economiza tempo e melhora a resposta ao cidadão.

De acordo com Tiago Bessa, diretor da Ditec, o novo módulo da ferramenta digital foi reformulado com foco na experiência do cidadão, trazendo uma interface mais moderna, funcionalidades intuitivas e orientações automatizadas que contribuem para o correto encaminhamento das denúncias.

Segundo a gerente de Execução de Fiscalização da Semace, Valéria Campos, antes da atualização o sistema não orientava sobre quais atividades se enquadravam como infração ambiental. “Recebíamos denúncias que não competiam à Semace, como sujeira em praças ou acúmulo de folhas. Agora, com a nova ferramenta, o cidadão encontra uma lista objetiva de infrações ambientais, redigida em linguagem acessível, conforme o que está previsto nas normas do Coema”, afirmou.

A servidora também ressaltou a melhoria na precisão das informações geográficas. “O novo sistema permite indicar o local exato da ocorrência no mapa, com geração automática de coordenadas. Além disso, informa se o caso é de impacto local e se o município está apto a licenciar. O cidadão recebe os dados de contato do órgão responsável e, se necessário, pode apresentar a denúncia à Semace com o protocolo municipal, agilizando o atendimento e reduzindo análises indevidas.”

Principais melhorias para o cidadão:

1. Layout atualizado, com navegação mais intuitiva;

2. Lista de atividades simplificada, com linguagem acessível;

3. Localização geográfica mais precisa, com uso de mapa interativo;

4. Indicação automatizada do órgão ambiental competente (Semace ou município);

5. Consulta facilitada ao status da denúncia.

6. Integração da ferramenta ao banco de dados do Sistema Natuur;

7. Georreferenciamento preciso das ocorrências;

8. Otimização do fluxo de triagem e atendimento técnico.

A nova versão da ferramenta já está disponível no site da autarquia, acessível pela página inicial, na aba Denúncias Ambientais, e também no aplicativo gratuito Semace Digital, disponível para dispositivos com sistema Android.