Semace participa de reunião que apresenta nova gestão do Parque do Cocó
27 de maio de 2025 - 15:26
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participou, nesta segunda-feira (26), da primeira reunião de 2025 do Conselho Gestor do Parque Estadual do Cocó. O encontro foi realizado no auditório do Cine Cocó e conduzido pela secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire.
Representada pela gestora ambiental Magda Marinho e pela fiscal Maria Rovênia, a Semace integra o Conselho Gestor da Unidade de Conservação (UC), que tem como objetivo promover uma gestão participativa entre o poder público e a sociedade civil.
Durante a reunião, a secretária Vilma apresentou ações estratégicas previstas para o Parque, entre elas a formalização de uma parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) para a realização de atividades culturais semanais no local. Também foi anunciado o lançamento de edital para a contratação de 50 Agentes Jovens Ambientais (AJAs), que atuarão exclusivamente no Parque Estadual do Cocó.
Outro ponto importante foi a reativação do Pacto pelo Cocó, uma agenda estratégica voltada à proteção e recuperação do rio Cocó, desde as nascentes até a foz. A reunião também marcou a confirmação do lançamento do Junho Ambiental no Parque, com a presença do governador do Estado.
Além das ações programadas, foram aprovados o calendário das próximas reuniões do Conselho ao longo do ano e a inclusão de novos membros: o próprio IDM, a Ambiental Ceará e o Grupo de Interesse Ambiental (GIA).
O evento contou com a presença da coordenadora de Biodiversidade da Sema, Patrícia Jacaúna, além de representantes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), do Ecomuseu Natural do Mangue, da Universidade Federal do Ceará (UFC), da comunidade tradicional Casa de Farinha, do Conselho Regional de Biologia, da Universidade de Fortaleza (Unifor), da Ambiental Ceará, da Casa Civil, da comunidade da Sabiaguaba e do próprio IDM.
Sobre o Conselho Gestor
Os Conselhos Gestores das Unidades de Conservação (UCs), previstos pela Lei nº 9.985/2000 (SNUC), são formados por representantes de entidades públicas e da sociedade civil, com o objetivo de garantir uma gestão compartilhada e participativa das áreas protegidas. No Ceará, a criação e funcionamento dos conselhos são regulamentados pela Instrução Normativa nº 04/2015 da Sema.