Semace apresenta ações de manejo florestal e valorização da Caatinga em evento na UFC
10 de maio de 2025 - 13:03
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participou da Oficina sobre a Cadeia Produtiva do Sabiá, realizada na Universidade Federal do Ceará (UFC) e promovida pelo Instituto Lobas, nessa quarta-feira (7).
O encontro teve como objetivo promover a troca de experiências e conhecimentos sobre o manejo sustentável da espécie nativa da Caatinga, além de incentivar a geração de créditos de reposição florestal.
Na ocasião, a Semace foi responsável por ministrar palestra sobre a temática “Regulação das Atividades Florestais no Estado do Ceará”, conduzida por George Romeiro, gerente de Cadastro e Extensão Florestal do órgão. Também representaram a autarquia a gestora ambiental Marina Larisse e o engenheiro florestal Madson Mendes.
Durante a apresentação, foram abordadas as principais iniciativas desenvolvidas pela Semace no âmbito do manejo florestal sustentável, com destaque para o Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) e a geração de créditos de reposição florestal. As ações visam à valorização da biodiversidade da Caatinga e ao estímulo à adoção de práticas sustentáveis na cadeia produtiva do Sabiá (Mimosa caesalpiniifolia Benth.).
Voltada a produtores rurais, técnicos, consultores, pesquisadores, gestores públicos e empreendedores do setor, a oficina reforçou o potencial do manejo do Sabiá como estratégia para recuperação de áreas degradadas, aumento da renda no meio rural e adaptação às mudanças climáticas.
Saiba mais
Espécie florestal nativa do bioma Caatinga, o Sabiá é conhecido por sua resistência à seca e por sua contribuição à conservação do solo, sendo utilizado na produção de madeira e lenha, além de ser fundamental na recomposição florestal e geração de renda para comunidades rurais por meio do manejo sustentável.