Semace participa de retomada do grupo de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos, em Sobral

30 de abril de 2025 - 09:04

O engenheiro agrônomo Flávio Rêgo, técnico da Diretoria Florestal (Diflo) da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), participou, nesta terça-feira (29), da retomada das atividades do grupo de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA), durante encontro realizado na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Sobral.

Coordenado pelo Ministério da Saúde, o VSPEA é um programa nacional implantado em diversos municípios brasileiros com o objetivo de promover ações integradas de vigilância, prevenção e promoção da saúde em comunidades expostas a agrotóxicos. As atividades são desenvolvidas por equipes multidisciplinares compostas por representantes de instituições governamentais e da sociedade civil, com foco na redução dos impactos dos agrotóxicos à saúde humana.

Durante o evento, Flávio Rêgo destacou a importância da atuação da Semace no contexto do programa. “A Semace, como instituição responsável pelo controle da comercialização legal destes produtos, não poderia deixar de participar e contribuir com as discussões e encaminhamentos de atividades do VSPEA”, afirmou o técnico.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Ceará possui atualmente 34 municípios com ações do VSPEA em andamento, sendo a região Norte uma das áreas prioritárias devido à presença de atividades agrícolas com uso intensivo de agrotóxicos.