Semace realiza manejo de aves silvestres mantidas irregularmente em residência em Fortaleza
5 de abril de 2025 - 10:35
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) foi acionada, na última quinta-feira (3), para atuar no manejo e na contenção de quatro aves silvestres que estavam sendo mantidas de forma irregular em uma residência localizada em Fortaleza. A ação ocorreu durante operação da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), que identificou a ausência de comprovação de origem legal dos animais, configurando infração ambiental.
As aves – um periquito-do-sertão (Eupsittula cactorum), dois papagaios-verdadeiros (Amazona aestiva) e uma arara-vermelha (Ara chloropterus) – encontravam-se soltas dentro do imóvel e não apresentavam sinais de maus-tratos. No entanto, a posse sem autorização dos órgãos ambientais competentes infringe o artigo 24 do Decreto Federal nº 6.514/2008.
Após a atuação da equipe técnica da Semace, os animais foram conduzidos à delegacia e, posteriormente, encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), unidade administrada em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). No local, as aves passarão por avaliação veterinária, reabilitação e readaptação para possível reintegração ao habitat natural.
A ação reforça o compromisso do Governo do Ceará com a preservação da fauna silvestre e o combate ao tráfico e à posse irregular de animais. A população pode colaborar com os órgãos ambientais por meio de denúncias anônimas, contribuindo com a proteção da biodiversidade.
Como solicitar uma fiscalização ambiental?
A solicitação pode ser feita pelo portal Ceará Digital, por meio do link:
🔗 Solicitar Fiscalização Ambiental – Ceará Digital