Semace inicia projeto na Cegás que incentiva compostagem e reciclagem

5 de março de 2025 - 14:11

No dia (26) de fevereiro, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) conduziu um momento de educação ambiental na sede da Companhia de Gás do Ceará (Cegás), localizada no bairro José de Alencar, em Fortaleza. Representada pela gestora ambiental, Deborah Freire, o tema do encontro foi “Seu lixo é luxo: transformando ambientes” e ocorreu dentro da programação do “Cegás em Dia”, evento que ocorre todo mês na companhia.

O encontro começou com uma breve exposição de alguns dados sobre o descarte de resíduos em geral, citados pelo gerente de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde, Roberto Wagner da Cegás. Em seguida, Deborah realizou um momento de reflexão e interação, fazendo 6 perguntas sobre o tema para os funcionários, entre elas: o que é lixo? Continuando, um vídeo explicativo foi exibido com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os participantes sobre a correta separação dos resíduos, comumente chamados de lixo. O vídeo mostrou como utilizar as três lixeiras: dos orgânicos, dos recicláveis e do rejeito.

Depois, todos os participantes fizeram um círculo do lado de fora do auditório e foi feita a “harmonização”, que são exercícios para se criar uma conexão entre as pessoas presentes. Por fim, os 5 candidatos que ficaram responsáveis por tirar as dúvidas sobre a utilização das lixeiras durante o coffee break ganharam o prêmio por desempenhar bem a tarefa. Cada um recebeu um café agroflorestal produzido em Guaramiranga. Os funcionários participantes desse momento elogiaram a ação e se empenharam a utilizar as lixeiras da forma como foi explicado e na dúvida, perguntavam sempre para não errar.

Saiba mais

Desde 2019, a Semace é integrante do programa de Coleta Seletiva Solidária, gerido pela Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema). Desde então, ações são implementadas para promover a coleta seletiva beneficiando uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis, a Sociedade Comunitária de Reciclagem de Resíduos Sólidos do Pirambu (Socrelp). Como parte das ações, uma composteira foi implantada na Diretoria de Fiscalização (Difis), produzindo adubo que é utilizado no jardim, ou doado aos servidores e aos colaboradores.

A experiência positiva chamou atenção do Roberto Wagner da Cegás, gerando o convite e a colaboração da Semace para implantar na companhia a compostagem. “Esse foi apenas o primeiro encontro de muitos, pois devemos expandir essa consciência para todas as partes do nosso planeta até chegarmos ao “lixo zero”. A correta separação do “lixo” é o primeiro e mais importante passo para esse objetivo, explicou Freire, servidora da Semace.