Semace participa de exposição sobre o ‘Restaura Cocó’ no IFCE e destaca ações ambientais

27 de fevereiro de 2025 - 09:59

Na segunda-feira (24), a Semana Cultural Esportiva do Instituto Federal do Ceará (IFCE) foi palco de uma exposição voltada para a conscientização ambiental, com foco na recuperação do Parque Estadual do Cocó. Alunos da disciplina de Instrumentalização para o Estudo de Ciências I, do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), apresentaram seus trabalhos sob a coordenação da professora Anna Abraão. A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) esteve presente, destacando a relevância de iniciativas educacionais para a preservação ambiental.

A educadora ambiental, Deborah Freire, da Diretoria de Fiscalização (Difis) da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), incentivou a participação ativa dos estudantes, ressaltando o caráter educativo da ação. Durante o evento, realizado no pátio central do campus do IFCE em Fortaleza, cinco grupos de alunos apresentaram atividades interativas com o objetivo de sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância da conservação ambiental.

“Hoje foi um encerramento de ouro para os encontros realizados ao longo do mês, como a visita à área do Parque do Cocó afetada pelos incêndios, vivência de Interpretação Ambiental e exibição de vídeo. Esses encontros abordaram temas como agroecologia e agrofloresta, que são fundamentais para a regeneração do solo, trazendo mais vida e criando uma cultura de não utilização do fogo para plantio, tão importante para a preservação e até mesmo recuperação do semiárido”, afirmou Deborah.

Restaura Cocó

Os estudantes da UFC usaram diversos materiais educativos para promover a conscientização ambiental, como folhetos explicativos, uma história em quadrinhos sobre serviços ecossistêmicos e preservação, além de jogos interativos. Entre as atividades, um jogo de memória e um tabuleiro abordaram questões ambientais, enquanto um jogo de pescaria propôs perguntas relacionadas à sustentabilidade e à recuperação de ecossistemas, oferecendo prêmios para os participantes. Essas produções, criadas pelos próprios alunos, estiveram alinhadas ao projeto “Restaura Cocó”, voltado à recuperação do Parque Estadual do Cocó.

A professora Mirele Vasconcelos, do IFCE de Maranguape, compartilhou sua experiência positiva ao visitar a exposição. “Fiquei encantada com a energia dos alunos e com a forma criativa que abordaram temas essenciais, como a conservação da biodiversidade e a importância de práticas sustentáveis no Cocó. A interação com os estudantes foi muito enriquecedora, e saio daqui com novas perspectivas para aplicar com meus próprios alunos”, destacou Mirele.

O evento, vinculado ao projeto de extensão da UFC “Cocó vai às escolas”, teve como objetivo principal conscientizar os estudantes sobre os esforços para a recuperação ambiental do Parque do Cocó, que foi severamente afetado por incêndios florestais nos últimos anos. A exposição também buscou sensibilizar sobre a importância do Cocó como patrimônio natural e incentivar práticas que promovam sua preservação e sustentabilidade.

Saiba mais

O Programa Restaura Cocó, gerido pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), visa à restauração ecológica e à gestão participativa das áreas do Parque Estadual do Cocó atingidas pelos incêndios de 2021 e 2024. Além da recuperação ambiental, o programa envolve a realização de estudos científicos e a implementação de estratégias para evitar novos episódios de incêndios na região, promovendo a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.