Aberto período de confirmação de inscrições para a 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente do Ceará

18 de fevereiro de 2025 - 09:46

Está aberto o período de confirmação de inscrição para a 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente do Ceará, que ocorrerá no Sesc Iparana, em Caucaia, nos dias 14 e 15 de março.

Com o tema central “Emergência Climática e Desafio da Transformação Ecológica”, o evento propõe um debate amplo e profundo em torno de cinco eixos temáticos, cada um abordando aspectos fundamentais das mudanças climáticas e da preservação ambiental. São eles: Mitigação; Adaptação e preparação para desastres; Transformação Ecológica; Justiça Climática e Governança e Educação Ambiental.

Os delegados titulares eleitos durante as Conferências Municipais e Intermunicipais, e as pessoas delegadas natas do estado, deverão se inscrever, por meio deste link, até o dia 28 de fevereiro de 2025.

Para conferir a lista dos delegados titulares eleitos, clique aqui.

Para conferir a lista dos delegados suplentes eleitos, clique aqui.

Para conferir a lista dos delegados natos do estado, clique aqui.

Saiba mais

A Conferência Estadual é uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), que ocorrerá em Brasília, entre os dias 6 e 9 de maio. A primeira etapa deste processo aconteceu entre os meses de outubro de 2024 e janeiro de 2025, com as Conferências Municipais/Intermunicipais. Os encontros ocorreram em diversas cidades  e contaram com mais de 3.000 participantes de 178 municípios cearenses. Ao final, foram criadas mais de 270 propostas que serão debatidas na etapa estadual.

Coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), a 5ª CNMA é um processo participativo que promoverá um amplo diálogo sobre a temática da emergência climática. Toda a população brasileira, sobretudo aquela que vive em territórios e em condições vulneráveis, poderá apontar soluções para o enfrentamento dos problemas relacionados à mudança do clima.

A primeira Conferência Nacional do Meio Ambiente foi realizada em 2003 e tratou do fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente. Cerca de 65 mil pessoas participaram do processo. Já a segunda, ocorreu em 2005 e debateu a “gestão integrada das políticas ambientais e uso dos recursos naturais”, com 86 mil pessoas. Três anos mais tarde, em 2008, o tema da terceira conferência abordou as mudanças climáticas. Aproximadamente 115 mil brasileiros participaram das discussões. A última convenção foi desenvolvida em 2013. Na época, 200 mil pessoas trataram do tema de resíduos sólidos.