Semace e UFC incentivam alunos a identificar soluções de recuperação ambiental no Parque do Cocó
6 de fevereiro de 2025 - 15:05
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) se uniram para incentivar alunos do primeiro semestre do curso de Ciências Biológicas a pensar e propor soluções, baseadas em conhecimentos científicos na área queimada, no Parque do Cocó. As atividades estão sendo coordenadas pela professora Anna Abrahão, do departamento de Biologia da UFC, e contou com a participação da gestora ambiental da Semace, Deborah Freire.
Deborah conduziu um momento inicial próximo ao anfiteatro do parque, chamado de “harmonização”, que consiste em uma dinâmica com exercícios corporais para gerar uma conexão e um senso de igualdade entre as pessoas que fazem parte do círculo, ou roda. Depois da dinâmica, o grupo participou de uma vivência de Interpretação Ambiental, que teve como objetivo iniciar os futuros biólogos na percepção da diferença entre um solo morto, ou compactado, e um solo vivo.
Em seguida, todos foram para a área do Parque do Cocó que sofreu os incêndios, onde a professora Anna explicou as características da área, as atividades já feitas pelo projeto que coordena, o Restaura Cocó, e realizou rodadas de perguntas e respostas sobre como se pode recuperar a área.
O Programa Restaura Cocó visa a restauração ecológica e gestão participativa da área incendiada do Parque Estadual do Cocó, é gerido pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e tem como objetivo a recuperação das áreas do parque atingidas por incêndios de 2021 e 2024, bem como a elaboração de estudos científicos e implantação de estratégias para prevenir futuros episódios semelhantes. A visita aconteceu na tarde desta segunda (03) e ao todo 35 alunos participaram da atividade.