Semace e Cegás avançam na implementação da Coleta Seletiva

16 de janeiro de 2025 - 15:06

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) continua a expandir suas práticas sustentáveis com a realização de uma importante reunião, nesta quarta-feira (15), para dar início à implantação da Coleta Seletiva na Companhia de Gás do Ceará (Cegás). O encontro, que reuniu representantes da Cegás, como Roberto Wagner, gerente de QSMS, Poliana Godoy, assessora da Diretoria Financeira, Sicília Regadas, coordenadora de Marketing, e Elizabete Lima, técnica de Enfermagem do Trabalho, marcou o primeiro passo de uma parceria que visa fortalecer a gestão de resíduos no Ceará.

A Coleta Seletiva Solidária, programa coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), foi um dos destaques da reunião, com o objetivo de compartilhar conhecimentos e práticas bem-sucedidas. A ação busca consolidar o compromisso de empresas e órgãos públicos com a correta destinação dos resíduos recicláveis, além de impulsionar a Política Nacional de Resíduos Sólidos no estado.

Ação Sustentável

A implementação da Coleta Seletiva na Semace, iniciada com a assinatura do primeiro Termo de Compromisso em 21 de novembro de 2019, tem se mostrado um exemplo de sucesso. A iniciativa, idealizada pela educadora ambiental Deborah Freire, atualmente da Diretoria de Fiscalização (Difis), visa engajar todos os servidores e colaboradores do órgão na separação adequada dos resíduos, garantindo que a prática se estenda para outras instituições públicas e privadas.

Este esforço está em sintonia com os princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que preveem a separação dos resíduos na fonte geradora — em casas, comércios, indústrias e órgãos públicos. A prática de Coleta Seletiva, além de reduzir a poluição do solo e das águas, facilita a reciclagem e economiza recursos naturais, gerando também benefícios econômicos, como a redução de custos na indústria e a criação de empregos para catadores de materiais recicláveis.

Parceria

Com a colaboração da Cegás, o programa de Coleta Seletiva no Ceará se amplia, mostrando que a integração de esforços entre órgãos públicos é fundamental para a consolidação de políticas ambientais eficazes. A Sema (Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima), responsável pela coordenação do programa, busca também promover a inclusão social e a emancipação econômica de catadores de recicláveis, garantindo que a sociedade se beneficie de uma gestão de resíduos mais eficiente e sustentável.