Fiscais da Semace recebem capacitação em Identificação e Manejo de Aves Silvestres por meio do MHNCE

9 de novembro de 2024 - 14:55

Nos dias 5 a 7 de novembro, vinte (20) servidores da Diretoria de Fiscalização (Difis) da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e quatro (4) gestores da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) participaram do curso imersivo de Identificação e Manejo de Aves Silvestres. O evento de capacitação foi realizado na maior parte no Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Periquito Cara Suja, gerido pela Sema, em Guaramiranga. Ao final, os fiscais e gestores participaram de um tour científico no Museu de História Natural do Ceará Professor Dias da Rocha (MHNCE), o qual fica no Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Pacoti.

A imersão foi conduzida por Aline Ariela Passos Lisbôa Pereira, bióloga e doutoranda em Zoologia no Museu Nacional/UFRJ, e Breno Yan dos Santos Passos, graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas da Uece. Ela e ele abordaram os seguintes conteúdos: Biologia geral de aves; Anatomia e taxonomia; Métodos de estudos em campo; Ferramentas de auxílio na identificação de espécies; Principais Ordens e Famílias Ornitológicas; Bem estar animal; Uso de redes de neblina e Manejo de aves. Os professores são voluntários do setor de Ornitologia do MHNCE, importante equipamento do Governo do Estado para a promoção, pesquisa e educação ambiental com a finalidade de proteção e preservação de um ecossistema tão rico como o Maciço de Baturité.

“Agradeço pela oportunidade de compartilhar nossos conhecimentos, foi uma excelente troca. Fico feliz de ter visto o empenho de cada um para aprender mais. Divido com o Yan o prazer que foi colaborar com vocês que estão todos os dias, assim como nós, preocupados com a nossa fauna”, ressalta a professora Aline Ariela.

“Eu deixo aqui meus parabéns e agradecimento ao Yan Passos, Aline Ariela e à Deborah Freire, que estiveram na linha de frente deste curso, bem como à gestão (Valéria Campos, Carolina Braga, demais diretorias envolvidas e superintendência da Semace) por se empenharem fortemente para a realização deste treinamento muito importante. Yan e Ariela, vocês se garantiram demais! Parabéns pelo conhecimento ornitológico e pelo conteúdo teórico e prático abordados”, agradeceu Patrícia Gondim, uma das participantes do curso.

Foram em um total de 20 horas aula entre teoria e prática com o objetivo de aprimorar as habilidades de identificar e manejar aves silvestres. Essas atividades são essenciais para os fiscais ambientais, pois contribui direta e indiretamente para a preservação da biodiversidade e o combate a atividades ilegais, como o tráfico de fauna. Os participantes adquiriram competências técnicas que possibilitam uma fiscalização mais precisa e eficaz, além de apoiar a implementação de políticas ambientais e de conservação da fauna.

“Gostaria de agradecer a todos que possibilitaram a realização do curso de Identificação e Manejo de Aves Silvestres. Muito aprendizado. Nos proporcionou querer mais conhecimento e ter maior afinidade ao tema. Recordei as enriquecedoras aulas de campo que tive na graduação (há décadas). Muito proveitoso mesmo” também elogiou, Sângela Ramos, fiscal participante do curso.

Abaixo vocês podem conferir a lista das espécies que as (os) participantes tiveram o prazer de conhecer de perto. Todos os animais capturados foram liberados com vida.

Pipra fasciicauda
Thalurania furcata
Arremon taciturnus
Glaucis hirsutus
Tolmomyias flaviventris
Platyrinchus mystaceus
Hemitriccus mirandae
Basileuterus culicivorus
Lathrotriccus euleri
Sclerurus cearensis
Dysithamnus mentalis