Semace participa de excursão técnica do Sistema Brasileiro de Classificação do Relevo
4 de novembro de 2024 - 10:51
Pedro Breno Araujo - Texto
A Superintendência Estadual de Meio Ambiente (Semace) participou da Terceira excursão técnica do Sistema Brasileiro de Classificação do Relevo (SBCR), evento realizado dentro do Simpósio brasileiro de Geografia Física Aplicada. O encontro aconteceu nos últimos dias 27 e 28 de outubro e contou com a participação internacional de Portugal, Sérvia, Moçambique e Haiti.
O técnico geógrafo da Semace e membro do corpo técnico da SBCR, Davi Rabelo, esteve presente representando o órgão estadual ambiental. A iniciativa é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) junto ao Serviço Geológico Brasileiro (SGB/CPRM), à União da Geomorfologia Brasileira (UGB) e pesquisadores de diversas instituições do País, e visa a criação de um sistema taxonômico único de classificação do relevo que permita uma linguagem comum e uma padronização, estruturação e recomendação da sua representação.
O sistema é uma metodologia desenvolvida para organizar e classificar o relevo do Brasil de forma sistemática, fornecendo uma visão integrada das formas de relevo e suas características geomorfológicas, considerando aspectos como morfologia, processos de formação e influência dos fatores geológicos e climáticos. Através desse sistema será possível utilizar as informações nas análises de licenciamento ambiental, pois poderão ser incorporados aos Estudos de Impacto Ambiental (EIA-RIMA).