Semace fiscaliza e apreende lenha nativa irregular, veículo e motosserra em Russas

2 de setembro de 2024 - 11:34

Pedro Breno Araujo - Texto

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou a fiscalização de lenha nativa extraída de forma irregular em Russas, cidade localizada há pouco mais de 169 quilômetros de distância de Fortaleza. A ação foi solicitada pela Polícia Federal após denúncia do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Denocs), de que a extração estaria acontecendo em local de irrigação do órgão no município.

Através da fiscalização foram apreendidos em flagrante 7 estéreos de lenha, no local da denúncia e autuado um agricultor que estava realizando a derrubada da mata nativa. Após a apreensão, um veículo foi identificado transportando o material sem Documento de Origem Florestal (DOF) para uma empresa de cerâmica que realizava a compra da lenha. Na empresa foram encontradas mais 41,47 estéreos de lenha nativa sem DOF, que estavam prontas para serem utilizadas na produção.

A ação resultou na aplicação de multas que somadas chegam a pouco mais de R$15 mil reais, na apreensão de um veículo, 3 autos de infração lavrados, uma motosserra e 51,47 estéreos de lenha nativa. O material apreendido foi enviado para o galpão da Semace, enquanto o veículo ficou sob a responsabilidade de um fiel depositário. O Batalhão de Polícia Militar de Russas também participou das ações que ocorreram na quarta-feira (28) e quinta-feira (29).