Semace e Ibama realizam a soltura de animais silvestres no Piauí

29 de julho de 2024 - 16:46

Pedro Breno - Texto e Fotos

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou a soltura de animais silvestres no estado do Piauí. A ação ocorreu em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Ao todo foram soltos 38 animais, de nove (09) espécies diferentes.

Os animais foram resgatados ou apreendidos por órgãos ambientais e foram enviados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), que recuperou esses espécimes até o dia da soltura. O Instituto Pró-Silvestre (IPS), colaborou na recuperação dos papagaios-verdadeiros (Amazona aestiva), até que pudessem ser enviados ao Cetras.

A ação aconteceu em outro estado devido a ocorrência das espécies na região. Vale ressaltar que no Ceará não há áreas de solturas cadastradas com as características da região onde foram soltos os animais. A soltura ocorreu nesta quarta-feira, (23) e quinta-feira, (25).

A Semace lançou recentemente uma Instrução Normativa (IN), para registros de área de soltura no estado do Ceará. Através da IN Semace 01/2024 é possível estabelecer diretrizes, critérios e procedimentos gerais para o cadastramento de áreas para soltura de animais silvestres nativos provenientes de resgate, apreensão ou entrega voluntária.