Litoral de Fortaleza tem 22 trechos próprios para banho neste fim de semana

19 de julho de 2024 - 15:31

Rivaldo Gadelha - Ascom Semace - Texto / Iole Santiago - Foto

De acordo com o boletim de balneabilidade divulgado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), 22 trechos do litoral de Fortaleza estão apropriados para o banho de mar neste fim de semana. O boletim está disponível no site da autarquia.

No setor Leste, 11 trechos estão adequados para banho, incluindo oito na Praia do Futuro, entre a rua Germiniano Jurema e a rua Embratel, próximo ao Posto Guarda-vidas 08, e entre a avenida Carlos Jereissati e a rua Ismael Pordeus. Além disso, as praias do Titanzinho, Abreulândia (na altura da rua Teófilo Ramos) e Sabiaguaba (na altura da rua Sabiaguaba) também estão apropriadas para os banhistas.

No setor Centro, que engloba as praias do Mucuripe, Meireles e Iracema, nove trechos estão próprios para banho, desde a praia do Mucuripe, na altura da rua Interna até a avenida Almirante Tamandaré, próximo à Ponte Metálica.

Por último, no setor Oeste, que inclui as praias do Pirambu, Colônia e Barra do Ceará, dois trechos estão próprios para banho: a praia da Leste Oeste, próximo à Igreja de Santa Edwiges, e a praia da Leste, na altura da avenida Filomeno Gomes.

Trechos impróprios

No setor Leste, são considerados trechos impróprios na Praia do Futuro na proximidade da Rua Francisco Montenegro, próximo ao Posto de Guarda-vidas 06, e na altura da rua Antônio Atualpa Rodrigues.

No setor Centro, a única área imprópria para banho situa-se na Praia dos Crush, próximo ao Centro Cultural Belchior.

Além disso, no setor Oeste, oito trechos são considerados impróprios para banho. Estes se estendem desde a Praia da Formosa, situada nas imediações do Posto de Saúde Guiomar Arruda, até a Praia da Barra do Ceará, na foz do Rio Ceará.

Metodologia

O boletim foi elaborado pela equipe da Gerência de Análise e Monitoramento da Semace. Os técnicos da Geamo seguem os critérios de balneabilidade descritos na Resolução Conama Nº 274, de 29/11/2000. O documento está disponível no site e no aplicativo da autarquia.