Semace participa de oficina do SICAR em Brasília
26 de junho de 2024 - 09:21
Pedro Breno - Texto
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participou da “Oficina de Melhorias” do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR), organizado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), o encontro começou na terça-feira, (18), e seguiu até quinta-feira, (20), em Brasília (DF). Estiveram presentes e participaram ativamente dos debates representantes de órgãos e entidades de estados da região Nordeste que utilizam o SICAR.
A Semace foi representada pelo Coordenador Técnico do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Ceará, Thales Queiroz, e o Técnico, Edilson Sousa. Em sua fala, Thales destacou a importância do CAR para os pequenos produtores, “O CAR é obrigatório, há casos em que proprietários ou produtores rurais usam esse cadastro como comprovação de posse ou atividade para fins de aposentadoria ou aquisição de crédito rural, por isso nosso trabalho buscando a regularização dos mesmos” afirmou.
O SFB trabalha para recuperar, proteger e fortalecer as capacidades e funções ecossistêmicas das florestas, especialmente as que estão em domínio privado ou que foram apropriadas de forma irregular, ilegal ou indevida. O Cadastro Ambiental Rural (CAR), abrigado no SICAR, é uma ferramenta que ajuda a direcionar as políticas voltadas para esses fins.
Além dos estados, a oficina contou com a presença do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), da Dataprev, e da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ). O primeiro dia de oficina foi dedicado à integração dos participantes e uma apresentação das necessidades de melhorias por parte dos estados. Na quarta e quinta-feira, os encontros foram dedicados à consolidação e priorização das demandas dos módulos de análise do SICAR, entre outras (“Equipe”, “Dinamizada”, “Retificação Dinamizada”, “Central do Proprietário” e “MRA”).