Semace por meio da Diretoria de Fiscalização realiza momento no Dia do Meio Ambiente
6 de junho de 2024 - 13:16

Nesta quarta-feira (5), no Dia Mundial do Meio Ambiente, a Diretoria de Fiscalização (Difis) da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) promoveu um momento de educação ambiental na escola de tempo integral Professor Júlio Holanda em Guaramiranga.
A ação faz parte do planejamento do projeto “Semente de Vida em Abundância”, o qual está sendo construído entre a Diretoria de Fiscalização da Semace e a escola citada.
A ideia é implantar junto com as alunas e alunos do 8° ano A e B uma agrofloresta educativa nas aulas de meio ambiente da professora Celeste Macedo. Agrofloresta é um tipo de agricultura desenvolvida pelo agricultor suíço, Ernst Götsch, aqui no Brasil desde a década de 80 e consiste em recuperar áreas degradadas regenerando o solo ao mesmo tempo que gera abundância de alimentos até chegar a uma floresta.
A servidora Deborah Freire é a responsável pelo planejamento do projeto e também pela ação de hoje. “Os adolescentes querem plantar flores, plantar mais árvores, ter mais frutos, isso tudo vai de encontro com o objetivo do projeto, que é mostrar que não é só as árvores que são importantes, mas também os animais como as abelhas, tão essenciais na produção de alimentos por causa da polinização”, explica Deborah.
Integrante do grupo da fauna da Semace, Deborah está desenvolvendo esse projeto para mostrar que a fiscalização é importante e deve andar juntamente com a educação ambiental, porque prevenir o dano ao meio ambiente é melhor do que cometer um crime ambiental. “Eu quero mostrar que dá para recuperar o semiárido e fazer uma agricultura diferente, que não limpa o solo com fogo, o que é prejudicial para todos, mas dá para fazer o manejo. Tudo isso com conhecimento. A ideia é plantar água!”, enfatiza Deborah.
“No início eles reclamaram, mas depois se sentiram envolvidos. Eu gostei muito no geral. Achei ótimo”, opinou sobre a ação a professora, Celeste. A coordenadora da escola, Isabel Santos, também participou ativamente.
“Neste mundo moderno, onde impera a pressa e a tecnologia, as belezas naturais estão passando despercebidas”, uma aluna da escola escreveu. Fica a reflexão, não só para esse dia, mas para todos os dias.
