Semace participa da 1ª Assembleia Geral Ordinária da Abema em Maceió

30 de abril de 2024 - 08:41

Rivaldo Gadelha - Ascom Semace - Texto

Nesta segunda-feira (29), o superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes, participou da 1ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), em Maceió.

Durante o encontro, ocorreu a 116ª Reunião da associação, onde foram debatidas questões ambientais importantes, reunindo representantes ambientais de todo o Brasil.

Dentre os assuntos tratados, destaca-se a V Conferência Nacional, que discutirá a crise climática e apoiará a implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima no país, a construção da Estratégia Nacional de enfrentamento ao Lixo no Mar, e o Programa de Revitalização dos Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco e do Rio Parnaíba.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, gravou uma mensagem abordando questões essenciais sobre as políticas ambientais atuais, destacando a necessidade de ação colaborativa entre os estados para enfrentar os crescentes desafios ambientais.

Saiba mais

A  Abema, é uma associação civil de direito privado, sem fins econômicos. Legitima representante dos órgãos estaduais de meio ambiente, presente nos 26 Estados e no Distrito Federal, reúne as 26 secretarias de estado e 22 autarquias e fundações, responsáveis pela implementação da política ambiental, pela esmagadora maioria dos atos administrativos (licenças e autorizações), além de tantos outros instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente como zoneamento, avaliação de impacto ambiental, infrações administrativas, gestão florestal, biodiversidade, recursos hídricos e mudanças climáticas, concentrando boa parte das responsabilidades pelas políticas públicas de meio ambiente do Brasil.