Sema e Semace presentes na reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente, em Brasília

6 de março de 2024 - 15:38

Ascom Sema - - Texto e Fotos

O superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes, e a secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) do Ceará, Vilma Freire, participaram da 141ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) que aconteceu nessa quarta (6), na sede do Ibama, em Brasília. A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, que é presidente do Conama, abriu o encontro, destacando pontos da pauta que ela considera importantes.

A ministra citou a 5a. Conferência Nacional do Meio Ambiente como “grande espaço pra debater a Política Nacional de Meio Ambiente”, prevista para acontecer em Brasília, após as eleições 2024. Outro ponto referiu-se ao controle do desmatamento no Cerrado. “São dados preliminares, ainda não é uma tendência, mais tivemos redução de 4% em relação a 2023 e aumento de 23% em relação a 2022”, disse. Ela também anunciou a queda de desmatamento da Mata Atlântica, que será anunciada nesta quinta (7).

De acordo com Marina Silva, a queda do desmatamento “é fruto de todo o trabalho da retomada das ações de fiscalização do Ibama e ICMBio, em parceria com vários setores do governo e estados, envolvendo a Secretaria Geral da Presidência e a Secretaria Extraordinária de Combate ao Desmatamento”. O Ceará tem este bioma inserido em áreas protegidas pelo Governo do Estado e quatro Postos Avançados da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Esta é a primeira reunião do Conama, em 2024, e que, segundo Marina, “abre um ano complexo”, o segundo após a retomada do Conselho, que está se reestruturando para sanear o prejuízo dos quatro anos do governo anterior. “Temos grandes desafios. Este é um ano eleitoral e a pressão é muito grande sobre a agenda ambiental. No entanto, será um ano com uma grande oportunidade para discutir e legitimar no espaço municipal, uma grande antessala do debate de 2026, a agenda socioambiental”, declarou.

A participação de Marina foi finalizada quando ela passou o comando da 141ª Reunião Ordinária do Conama para o secretário executivo do MMA, João Paulo Capobianco. Antes, ela concluiu dizendo que “um desafio enorme está posto” e que a agenda socioambiental é estratégica, cada vez mais transversal, “para que possamos fazer frente ao desafio de evitarmos a catástrofe climática. O Brasil quer liderar pelo exemplo e o único caminho é mitigar e transformar o modelo econômico”, encerrou.