Semace em operação conjunta combate irregularidades em terrenos públicos

1 de março de 2024 - 10:51

Rivaldo Gadelha - Ascom Semace - Texto e Fotos

Na última terça-feira (27), foi realizada uma operação na praia de Tatajuba, em Camocim, com o objetivo de retirar cercas e placas de comercialização de terrenos públicos e de áreas protegidas, para combater a especulação imobiliária na zona costeira.

Intitulada “Operação Derruba Cerca”, a ação foi realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), e contou com a participação da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).

De acordo com o Idace, a articulação ocorreu logo após a instituição receber uma denúncia na semana passada. Técnicos do órgão e do Ibama foram ao local e derrubaram as cercas com marretadas, sendo supervisionados por policiais.

Durante a ação, fiscais ambientais da Semace acompanharam a inspeção de cinco áreas que continham cercas e placas de venda em propriedades públicas estaduais e federais, incluindo um sítio arqueológico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Nenhuma multa foi aplicada durante a operação, uma vez que não foi possível identificar os responsáveis pela instalação das cercas.