Semace presente na inauguração do Aterro Sanitário de Baturité

5 de fevereiro de 2024 - 09:43

O superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes, esteve presente, nessa sexta-feira (02), no evento de inauguração do Aterro Sanitário de Baturité. Estiveram presentes a secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema), Vilma Freire, o prefeito Hérberlh Mota, de Baturité; e o deputado federal Eduardo Bismark, além de vereadores, secretários e demais lideranças.

Na sua fala, Vilma enfatizou a importância dos aterros e do trabalho dos catadores. “Sou filha de Baturité, assim como o governador Elmano, e estamos ambos muitos felizes com essa conquista. Só teremos êxito na erradicação dos lixões do Ceará se houver mobilização e união de todos os agentes sociais nos município, por meio dos consórcios”. Ela ressaltou ainda a importância da educação ambiental: “precisamos incentivar a cultura da reciclagem. Para isso, os municípios podem contar com o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) da SEMA”. Carlos Alberto, por sua vez, elogiou a iniciativa “por ser importante não só para o meio ambiente, mas para a saúde da população”.

Os consórcios atuam alinhados com a política estadual para a gestão dos resíduos sólidos, objetivando a não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. É a chamada política de pré-aterro, visando à redução do volume final dos rejeitos. Decorrentes da entrega dos Planos de Coletas Seletivas Múltiplas, formaram-se no estado do Ceará, 21 consórcios, que integram 172 municípios. No Maciço, existe o Consórcio Associação Pública dos Municípios do Maciço de Baturité para Saneamento Ambiental (AMSA). O aterro atenderá 13 cidades da região. O aterro vai funcionar na CE 356, por trás do prédio do DETRAN.