Semace participa da entrega de licença prévia para produção do Hidrogênio Verde no Ceará

10 de novembro de 2023 - 17:28

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace)) participou da entrega da primeira licença prévia a uma empresa de produção de hidrogênio verde no Ceará nesta sexta-feira, (10). O documento foi entregue à multinacional australiana Fortescue. Além disso, também foi assinado o projeto de lei que permite a renovação da cessão do uso dos terrenos do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) a serem utilizados na implantação do projeto, ampliando para 40 anos, com possibilidade de renovação por igual período.

O chairman e fundador da empresa, Dr. Andrew Forrest, participou da reunião com o governador, Elmano de Freitas, o superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes, parte do secretariado estadual, os senadores Augusta Brito e Cid Gomes, e outras autoridades.

“Nós temos trabalhado, há um bom tempo, para garantirmos que o Ceará se transforme em um polo mundial de produção de hidrogênio verde. E hoje, nós apresentamos o esforço do Estado para que esses projetos possam se concretizar. Ontem (9), tivemos uma reunião com o presidente Lula sobre o assunto, que nos colocou em uma situação muito favorável para a produção do hidrogênio verde. Então, hoje nós entregamos à Fortescue a licença prévia ambiental, aprovada no Conselho Estadual do Meio Ambiente, após análises técnicas e criteriosas realizadas pela Semace”, pontuou o governador Elmano.

A multinacional é uma das quatro empresas que possuem pré-contrato assinado com o Governo do Ceará para produção de H2V no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. O Dr. Andrew Forrest elogiou o Ceará por sua determinação na pauta e destacou que esse foi um dos motivos de ser atraído para a produção no estado.

A reunião aconteceu no Palácio da Abolição, e após o evento o Dr. Andrew Forrest ministrou uma palestra no auditório da reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), sobre as mudanças climáticas e a transição energética, onde destacou a importância da produção de energia limpa para o planeta.

Créditos
Ascom Casa Civil/Ascom Semace – Texto
Ascom Casa Civil – Foto

Assessoria de Comunicação – Ascom
(85) 3101-5554/(085) 988526642
comunicacao@semace.ce.gov.br
Superintendência Estadual do Meio Ambiente – Semace
Governo do Estado do Ceará