Semace apresenta projeto que irá beneficiar 48 cidades cearenses no processo de reabilitação de animais silvestres

29 de agosto de 2023 - 13:43

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), regional do Crato (Dicra), apresentou a maquete do projeto do Centro de Triagem de Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) do Crato. O evento aconteceu no auditório do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), em Crato, no último dia (16). O diretor regional da Semace no Crato, Cícero França, foi o responsável em apresentar o projeto, que contou com a presença de várias instituições parceiras, incluindo o ICMBio, IBDAMA, Saaec, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e diversas ONGs ambientais.

O projeto será construído em um terreno de 50 mil metros quadrados cedidos pela Prefeitura do Crato. O Cetras Crato estará localizado no Sítio Batateira, na rodovia CE-292, e terá uma área construída de 3.000 metros quadrados, que incluirá um laboratório, uma clínica e um escritório regional da Semace. A licitação para o início das obras já começou, e 48 municípios do Ceará serão beneficiados. O projeto tem previsão de conclusão em 24 meses.

“O Cetras Crato auxiliará no manejo da fauna silvestre, envolvendo recepção, identificação, marcação, triagem, avaliação, recuperação e destino de animais protegidos por legislação específica. Os animais poderão ser provenientes de ações fiscalizatórias, resgates ou entregas voluntárias de particulares. A equipe será composta por biólogos, médicos veterinários, zootecnistas e tratadores”, ressaltou o diretor regional, Cícero França.

Além disso, a estrutura também permitirá a realização e o apoio de pesquisas científicas, projetos de ensino e de extensão.