Semace discute impacto do aumento do Rio Jaguaribe nas comunidades pesqueiras
24 de agosto de 2023 - 10:14 #Imagem: TV Assembleia
Na última quarta-feira (23), foi realizada uma audiência pública pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) para debater os impactos da cheia do Rio Jaguaribe nas comunidades pesqueiras dos municípios de Fortim e Aracati. A discussão ocorreu às 14h, no auditório de Comissões Técnicas, localizado na Alece.
A Gerente de Análise e Monitoramento, Liliane Guedes, representou a Semace e explicou o trabalho de análise e monitoramento dos recursos hídricos realizados pela Semace. “Atualmente, existem 95 pontos em 11 das 12 bacias do Ceará. Sete desses pontos estão localizados no baixo Jaguaribe. Vinte e cinco parâmetros são analisados nesses pontos. Quando os empreendimentos são licenciados antes da emissão da licença, é realizada uma coleta em todo o empreendimento que gera fluente. Somente depois que o laudo estiver dentro dos padrões é que a licença é emitida”, ressaltou.
O deputado Renato Roseno (Psol), presidente da Comissão e autor do requerimento da audiência, enfatizou que as fortes chuvas no início deste ano aumentaram o volume do manancial, o que inviabilizou a pesca de mariscos, crustáceos e outras espécies nas regiões, deixando as famílias pesqueiras dos municípios em situação de vulnerabilidade socioambiental, socioeconômica e insegurança alimentar.
A audiência contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Secretário Nacional da Pesca Artesanal, Cristiano Ramalho, e representantes da comunidade marisqueira, do Ibama, da Ematerce, da Sema, da Sesa, entre outros.