Semace contribui para o Relatório Anual do Desmatamento no Brasil do MapBiomas
17 de agosto de 2023 - 15:54
O MapBiomas, uma rede colaborativa, formada por ONGs, universidades e startups de tecnologia, realizou um seminário, nesta quinta-feira (17), para apresentar o Relatório Anual do Desmatamento (RAD) no Brasil 2022, com foco nos estados da região Nordeste. O evento realizado de forma virtual, contou com a participação de autoridades ambientais estaduais para debater os dados dos alertas nos estados do Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. A fiscal ambiental, Ana Leônia, representou a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e apresentou importantes dados.
No Ceará, houve um aumento de 13% da área desmatada entre os anos de 2021 e 2022. A diretoria de fiscalização da Semace (Difis) tem acompanhado de perto os alertas e aplicado as medidas administrativas cabíveis em face das irregularidades. No total foram registrados 3 mil alertas em 2022.
“Um desafio constante é o diálogo com os municípios. As ações de desmatamento são, predominantemente, intervenções de impacto local, variando conforme a área desmatada para a concessão das autorizações de supressão. A maioria dos alertas identificados no relatório envolvem os municípios e a Semace está trabalhando em conjunto com eles para ter um perfil mais realista”, ressaltou a fiscal ambiental, Ana Leônia.
Desde 2021 a Semace vem trabalhando com operações especiais de fiscalização remota e já apurou mais de 200 ocorrências relacionadas aos alertas do MapBiomas. Inicialmente, as ações foram realizadas em campo mas, neste ano, começaram a ser efetuadas também remotamente, dando celeridade ao procedimento. Mais de 300 hectares estão sendo analisados virtualmente e, quando confirmado o desmatamento ilegal, são aplicadas multas e embargos. O próximo passo é o trabalho conjunto com a base do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para que essas áreas sejam restritas e gerem um impedimento nas áreas desmatadas ilegalmente, aumentando a efetividade das ações. O cruzamento de dados com outros setores relacionados ao impacto dará mais efetividade às ações.
Por fim, a Semace reforçou o compromisso de trabalhar em conjunto com o MapBiomas para combater o desmatamento ilegal e garantir a proteção do meio ambiente no Ceará.