Semace alinha parceria no combate a crimes ambientais na região de Baturité junto da Sema e SSPDS

3 de agosto de 2023 - 12:05

 

Semace participa de reunião para alinhar ações intensivas, ostensivas e de inteligência para coibir e punir os crimes ambientais no Maciço de Baturité. Realizada na tarde da última quarta-feira (2), contou com a presença do secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio; a titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire; e o superintendente da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Carlos Alberto Mendes. Na ocasião foi alinhada uma parceria entre os órgãos do Governo do Ceará com o intuito de expandir a experiência-piloto na macrorregião para outras macrorregiões do Estado.

“Esse é o primeiro encontro de outros que ainda estão por vir. Vamos estreitar os laços com a Sema e a Semace para inicialmente reprimir eventuais crimes ambientais na região de Baturité. Obviamente, isso não acontece apenas com o trabalho do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) na região, mas também cruzando informações de inteligência com a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), para a realização de ações mais efetivas por parte das Forças de Segurança contra esse tipo de crime”, ressaltou o secretário Samuel Elânio.

Ainda segundo ele, o aperfeiçoamento das ações começa com um levantamento de ocorrências já registradas pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), da PC-CE, nos últimos anos. “Há certos crimes que o impacto da investigação chega a ser ainda maior em relação ao flagrante, como acontece na questão dos crimes ambientais. Nesses casos, uma investigação sólida, com objetos contundentes, é essencial no momento em que a Polícia aborda para inibir a ação criminosa”, complementa o delegado-geral da PC-CE, Márcio Gutierrez.

O superintendente Carlos Alberto agradeceu a recepção do titular da SSPDS e detalhou a estratégia discutida na reunião. “Essa foi uma reunião muito produtiva com o secretário Samuel e todo seu staff, nós nos colocamos a disposição para efetuar o treinamento do batalhão da Polícia Ambiental, depois da aprovação da lei do SIEMA que coloca a polícia dentro do sistema estadual do meio ambiente, para que a partir disso a polícia possa efetuar o trabalho da autuação administrativa podendo multar, embargar, e ajudar na missão de promover o desenvolvimento sustentável no estado do Ceará. Também estabelecemos uma estratégia para que nós façamos uma força tarefa de inspeção iniciando no Maciço de Baturité, uma região extremamente sensível que tem muita demanda de denúncia de crimes ambientais, então saímos com esse encaminhamento de preparar e intensificar essa fiscalização nesse primeiro momento nessa região e depois em regiões litorâneas que tem áreas também sensíveis, posteriormente em todo o estado”.

Para a secretária Vilma Freire as parcerias são importantes no combate aos crimes ambientais. “Como não teríamos mãos para atendermos todas as denúncias, estamos construindo essa parceria, para que, com inteligência, possamos coibir esse tipo de crime no Maciço de Baturité e em todo Ceará”, complementa Vilma.

Também estiveram presentes no encontro: o delegado titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), Wilson Campelo; o comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), coronel Martins; o 1º tenente do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA),Quixadá; e o deputado estadual Missias Dias. Para mais informações entre em contato com a Semace através do site: semace.ce.gov.br, do aplicativo Semace Mobile ou também nos números de contato de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas:

Central de Atendimento
(85) 3101.5562
(85) 3101.5580
(85) 3254.3083

Disque Natureza
0800 275 22 33

Assessoria de Comunicação – Ascom
(85) 3101-5554/(085) 988526642
comunicacao@semace.ce.gov.br
Superintendência Estadual do Meio Ambiente – Semace
Governo do Estado do Ceará