Semace doa madeiras fiscalizadas para Projeto Social no Canindezinho

16 de junho de 2023 - 16:39

 

A Superintendência do Meio Ambiente do Estado do Ceará – Semace, realizou hoje, 16, uma doação de madeira apreendida durante fiscalização, a entrega ocorreu de manhã no bairro Canindezinho, em Fortaleza.

A madeira apreendida é um produto da ação da Fiscalização Ambiental, que faz o acompanhamento de toda linha da madeira, desde a retirada, o transporte, a revenda para o consumidor final. Toda madeira precisa do documento de origem florestal (DOF), quando a fiscalização verifica, em alguma parte da logística de trânsito da madeira, na ausência da documentação mencionada, é feita a apreensão do bem. Esse material fica sob custódia do estado e pode ser doado para instituições sem fins lucrativos, instituições beneficentes, mediante solicitação e apresentação de um projeto para o uso do bem. Aprovado o projeto, uma documentação específica de doação é preparada para que a madeira retorne para sociedade e seja aproveitada em prol do coletivo, após o julgamento da infração ambiental, comprovado e julgado o ilícito, a madeira foi liberada para a doação.

A ação ocorre na Semace após um processo que vem sendo aperfeiçoado nos últimos tempos como destaca a Fiscal Ambiental, Lívia Barbosa, sobre a doação “Essa madeira que será doada hoje é um caso de apreensão pela fiscalização, que observou ausência da documentação que comprova a legalidade da madeira, toda a sociedade paga a conta do desmatamento e sofre com sua consequência. Para que não haja perecimento do bem apreendido, trabalhamos no sentido de dar a maior agilidade possível ao processo de doação. Para este caso específico, fizemos o recolhimento do bem, que encontrava-se em posse do autuado e articulamos com a instituição Irmão Sol Irmã Lua para recebimento do bem”

O Projeto Irmão Sol Irmã Lua foi avaliado como um projeto de impacto positivo pra sociedade, localizado no Canindézinho, bairro considerado zona de risco da capital cearense. Fundado em 1985, o projeto realiza cursos profissionalizantes em diversas áreas como culinária, informática, marcenaria e estética, segundo Meirylany de Carvalho, voluntária do projeto, o momento da doação foi extremamente importante “Estávamos há mais de um ano sem o curso de marcenaria, devido a falta de madeira para o manuseio dos alunos, e graças a Semace e a doação, nós vamos voltar a ativa com o curso”. Os cursos ofertados pelo Projeto Irmão Sol Irmã Lua atendem cerca de 200 pessoas que moram no bairro como também em bairros vizinhos.

“Dessa forma, retornamos pra sociedade um benéfico daquilo que lhe foi tirado com a madeira ilegal, a madeira apreendida nesta ação possui características e atributos compatíveis com a marcenaria, pois tratava-se de uma madeira retalhada, não servindo para construção civil” concluiu Lívia Barbosa.

Para solicitar doação junto a Semace, é necessário acessar o site: www.semace.ce.gov.br em seguida clicar em Serviços, seguir na opção: Fiscalização Ambiental e em seguida na barra: Doação de Bem Apreendido, na página o candidato a doação terá todas as informações de documentos para o requerimento de doação.