Semace e Ibama se unem para melhorias no Cetas

7 de fevereiro de 2023 - 08:59

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) possui um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) no Ceará. O objetivo desse equipamento é receber os animais silvestres provenientes de atividades de fiscalização, apreensões, resgates, entregas voluntárias com o intuito de depois da recepção, triagem, avaliação, reabilitação, possa ocorrer a soltura desses animais no meio ambiente.

A gestão do Cetas é atualmente compartilhada entre a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e Ibama por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT). Cada um desses dois órgãos como especificado no ACT possui suas responsabilidades. Uma das responsabilidades do Ibama é prestar treinamento para os servidores da Diretoria de Fiscalização (Difis) da Semace.

Entre os dias 30 de janeiro e 03 de fevereiro ocorreu o evento de treinamento para a equipe de trabalho da Difis, com o seguinte conteúdo programático: Estrutura e Organograma do Cetas, Siscetas, EPI e material de Contenção, Nutrição e Manejo Alimentar, Antropozoonoses e Segurança Sanitária, Manejo Sanitário do Cetas. Os instrutores foram Walber Feijó, Alberto Klefasz e Christina Whiteman. A Semace cumpre com isso uma de suas responsabilidades provendo uma equipe de trabalho para que o Cetas funcione com mais qualidade, unindo forças.

Fotos: Walber Feijó e Roberto Cavalcante