Semace recebe inovação tecnológica para aprimorar os serviços de licenciamento e fiscalização

2 de janeiro de 2023 - 10:46

Na manhã desta quinta-feira, 29/12/2022, houve, na área Adahil Barreto do Parque do Cocó, a solenidade de apresentação dos veículos aéreos não tripulados (VANTs) adquiridos pelo Governo do Estado do Ceará em parceria com o governo da Alemanha.

Os equipamentos são do tipo asa fixa, munidos de rotores que permitem decolar e pousar na vertical. Tem autonomia de vôo de 90 minutos e mantém comunicação estável com a estação de pilotagem remota numa distância de até 7km.

Foram adquiridos também três tipos de sensores, que trabalharão embarcados nos VANTs, para a realizaçao de mapeamentos com diferentes finalidades: uma câmera RGB, um sensor multiespectral com banda termal e um sensor do tipo Lidar.
As aeronaves serão utilizadas pelos técnicos dos órgãos estaduais que compõem o Sistema Estadual do Meio Ambiente (SIEMA), do qual fazem parte a Semace e a Sema.

Espera-se que estes equipamentos de alta precisão auxiliem na missão destes órgãos, qual seja, de exercer a proteção e o controle das atividades utilizadoras de recursos ambientais e o monitoramento e fiscalização das unidades de conservação inseridas no Estado do Ceará.

No caso da Semace, os produtos gerados a partir dos dados coletados pelos VANTs garantirão maior precisão e segurança das informações que servirão de base para as decisões dos técnicos dos setores de licenciamento e fiscalização ambiental.

A modernização tecnológica e qualificação técnica dos servidores dos órgãos de meio ambiente constituem um importante passo no aprimoramento da gestão ambiental do Estado do Ceará.

 

Texto: Rodrigo Lucena
Fotos: Carol Viana