Técnicos florestais da Semace participam de capacitação do Sinaflor

18 de abril de 2022 - 10:55

Nos dias 18, 19 e 20 de abril, técnicos da Diretoria Florestal da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participam de uma capacitação para ampliar a utilização do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) do Ibama. O curso apresenta a operacionalização do sistema, desde cadastramento de empreendimentos, projetos realizados pelo usuário externo, até a gestão do sistema realizada por órgãos federais, estaduais e municipais (usuário interno).

Com carga horária de 24 h, voltado para a gestão florestal (autorização de uso alternativo do solo, autorização de supressão vegetal, bem como autorização para planos de manejo). A capacitação tem formato virtual, realizado através da escola virtual do Ibama e é oferecido pela Coordenação de Monitoramento do Uso da Flora (Coflo) do órgão, para servidores dos órgãos federais, estaduais e municipais, aptos a realizarem o licenciamento florestal.

“O curso é uma oportunidade para melhor conhecimento do sistema, tanto para os técnicos da Diflo/Gecef, quanto aos municípios que estão aptos a exercer a gestão florestal. Enviamos convites via e-mail direcionados aos órgãos municipais que já tem acesso a esse tipo de licenciamento, para que possam se capacitar também”, disse o diretor da Diflo, Adirson Freitas.

Outros estados do Nordeste também participam da capacitação. No Ceará, a Semace auxilia o credenciamento dos municípios ao sistema Sinaflor.

Ana Luzia Brito
Ascom Semace