Engenheira florestal Marcela Eberius é a nova coordenadora da UGP/CAR da Semace

17 de novembro de 2021 - 15:04

Marcela Eberius (de camisa preta e máscara branca) com equipe do CAR da Semace

A Diretoria Florestal (Diflo) da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) conta com uma nova coordenadora do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Marcela Eberius foi nomeada como a mais nova coordenadora da Unidade Gerencial de Projeto (UGP) do CAR, no último dia 11 de novembro. Antes, o cargo era exercido pela servidora Tereza Farias, agora aposentada.

Para nós, é uma grande satisfação voltar a contar com a expertise de Marcela, que há alguns anos vem mostrando um bom trabalho frente ao sistema ambiental estadual, principalmente com sua experiência em relação ao CAR no Ceará”, declara o superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes.

Marcela é graduada em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília, pós-graduada em Auditoria e Perícia Ambiental, cursando MBA em Gestão de Organizações do Futuro – ESG. A gestora possui mais de oito anos de experiência em implantação de políticas públicas relacionadas ao meio ambiente, gestão pública ambiental, capacitações, elaboração de normatizações e documentos técnicos e na gestão de projetos ambientais.

Na Semace, a servidora tem uma trajetória desde de técnica da Diflo (2013 a 2017), onde passou a ser supervisora técnica e gestora de contrato do projeto CAR de 2017 a 2019.

Eberius também atuou como engenheira florestal especialista na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Seuma) do município, de 2019 a 2021.

Para mim, assumir esse cargo é poder dar continuidade ao trabalho brilhante que vinha sendo feito pela equipe do CAR sob a coordenação da Tereza Farias. Nesse sentindo, estamos trabalhando para atendermos agricultores e familiares de todos os municípios do Estado. Em paralelo a isso, estamos inciando a análise dos cadastros inseridos no SICAR, este segundo momento é onde ocorrerá a interação da Semace com os proprietários/posseiros rurais pelo próprio sistema, sendo de suma importância que os donos e possuidores de imóveis rurais fiquem atentos a sua central do proprietário/possuidor”, destaca Marcela.

A equipe do CAR da Semace está à disposição para esclarecer dúvidas e dar informações ao público por meio do telefone (85) 3264-8117 ou pelo e-mail duvidas.carce@semace.ce.gov.br.

Ana Luzia Brito
Ascom Semace