Balneabilidade da Semace: Ceará tem 54 praias adequadas para banho

27 de agosto de 2021 - 15:02

O Ceará conta com 54 praias adequadas para banho, segundo novos boletins de balneabilidade da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Desse resultado, divulgado nesta sexta-feira (27), são: 19 trechos em conformidade no litoral fortalezense, e nos litorais Oeste e Leste do Estado, 18 e 19, respectivamente.

A capital fortalezense possui 11 pontos adequados que se destacam entre o Farol até a rua Ismael Pordeus e os postos dos Bombeiros 01 ao 08, foz do Rio Cocó e Sabiaguaba. O posto 11 do documento, de um trecho do Farol, está impróprio.

O setor Centro do mesmo boletim tem cinco pontos próprios: entre a Volta da Jurema até foz do Riacho Maceió, do espigão da Av. Desembargador Moreira até o Aquário. Os postos 12 ao 14, entre a Praia dos Botes, Farol, e entre a foz do Riacho Maceió e o Monumento dos Jangadeiros, estão impróprios. Por motivo de obras no local – que impedem realizar a coleta –, o trecho 16 não teve resultado.

Já o setor Oeste fortalezense possui três pontos de balneabilidade favoráveis: entre a Av. Philomeno Gomes, ruas Jacinto Matos e Padre Mororó. A praia da Barra do Ceará está imprópria.

Litoral do Estado

Todos os trechos das praias do litoral Oeste e Leste do Estado, monitoradas pela Gerência de Análise e Monitoramento da Semace, se apresentaram adequados para banho. Praias da rota turística cearense como Jericoacoara, Icaraí de Amontada, Mundaú, Iguape, Canoa Quebrada e Porto das Dunas estão nessa relação.

O monitoramento é realizado com base nos padrões da resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente.


Clique aqui para ver o boletim das praias de Fortaleza.

Clique aqui para ver o boletim das praias do litoral Leste.

Clique aqui para ver o boletim das praias do litoral Oeste.

Ana Luzia Brito
Ascom Semace

Foto: Lincoln Davi