Balneabilidade da Semace: banhistas da capital fortalezense podem contar com 19 praias próprias

20 de agosto de 2021 - 11:14

Nesse final de semana, banhistas de Fortaleza podem contar com 19 trechos de orla marítima adequados para a recreação primária. A informação consta no novo boletim de balneabilidade da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), divulgado nesta sexta-feira (20/08). A Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) do órgão é responsável pelo monitoramento de 32 trechos da capital fortalezense.

No litoral Leste, que permanece com mais pontos adequados para a recreação primária, 11 estão próprios, compreendidos entre o Farol até a rua Ismael Pordeus e os postos dos Bombeiros 01 ao 08, foz do Rio Cocó e Sabiaguaba. O Farol, localizado no documento pelo posto 11, está impróprio.

Centro é o trecho que vem em segundo lugar: mostra as praias do Mucuripe, Beira Mar e Praia de Iracema, possuindo seis pontos próprios: entre a foz do Riacho Maceió e Monumento dos Jangadeiros, Volta da Jurema, espigão da Av. Desembargador Moreira até o Aquário. Os postos 12 e 13, entre a Praia dos Botes, Farol, e entre um trecho do Monumento do Jangadeiro até a Praia dos Botes, e, entre o INACE até o Aquário, estão impróprios. Por motivo de obras no local – que impedem realizar a coleta –, o trecho 16 não teve resultado.

O litoral Oeste apresenta dois pontos favoráveis: entre as avenidas Philomeno Gomes e Alberto Nepomuceno, e Rua Padre Mororó. A praia da Barra do Ceará, um dos pontos mais procurados dessa região para recreações, está imprópria.

É importante lembrar que, ligações clandestinas de esgotos, ocorrência de chuvas (que levam sujeira para o mar através das galerias pluviais), condições de maré, presença de animais, disposição inadequada de resíduos sólidos e adensamento urbano próximo, são fatores que podem influenciar na qualidade das águas da orla. Nesse contexto, a Semace recomenda, antes de qualquer recreação ao mar, que os banhistas confiram o boletim de balneabilidade disponível no site da autarquia ou através do aplicativo Semace Mobile.

Confira o boletim completo no arquivo aqui.

Ana Luzia Brito
Ascom Semace