Orla fortalezense permanece com 12 praias próprias para banho

23 de junho de 2021 - 15:13

O boletim de balneabilidade da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) divulgado nesta quarta-feira (23/06) pela Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da autarquia continua apontando 12 praias próprias para banho em Fortaleza, comparado ao resultado da semana passada. Toda semana o órgão realiza coletas na orla marítima fortalezense de 31 trechos.

O litoral Leste permanece como o trecho que mais mostra pontos adequados, sendo oito no total, referente aos postos 1 ao 8, que ficam entre a Praça 31 de Março, postos dos Bombeiros 01 ao 08. O posto 67, que se destaca pela foz do Rio Cocó e a Sabiaguaba, não dispõe de resultados no momento pois segundo a legislação ambiental vigente faz-se necessário análise de cinco semanas consecutivas para o critério de balneabilidade confiável.

O trecho Centro, compreendido entre a rua José Vilar, Espigão da Av. Desembargador Moreira, Espigão da rua João Cordeiro, seguindo até o Aquário, se apresenta como próprio. Já o trecho 16 também apresentou dificuldades no momento da coleta, porém, por motivo de obras no local.

Mais conhecido pela praia da Barra do Ceará, o trecho Oeste não apresenta pontos adequados para a recreação primária.

Saiba mais

Vários fatores podem influenciar na qualidade das águas, tais como: ligações clandestinas de esgotos na rede de drenagem, ocorrência de chuvas (que levam sujeira para o mar através das galerias pluviais), condições de maré, presença de animais, disposição inadequada de resíduos sólidos, adensamento urbano próximo.

A Semace recomenda que, antes de qualquer recreação ao mar, banhistas confiram o boletim de balneabilidade disponível no site da autarquia ou através do aplicativo Semace Mobile.

Confira a íntegra do boletim de balneabilidade aqui.

 

Ana Luzia Brito
Ascom Semace