58 veículos vistoriados e cinco multados em blitze da Semace de combate à fumaça preta

17 de junho de 2021 - 14:25

Cinquenta e oito veículos movidos a diesel foram vistoriados em novas blitze do Programa de Combate à Fumaça Preta da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), ocorridas nos dias 15 e 16 de junho, em Fortaleza. Desse total, cinco foram multados por apresentarem índices poluentes acima do padrão.

A ação foi realizada pelos agentes da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da autarquia com o Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza (AMC). As blitze ocorreram nas Avenidas Osório de Paiva (Canindezinho), e Coronel Matos Dorados (João Arruda), respectivamente.

As multas para os veículos que estiverem emitindo fumaça em excesso variam de R$ 2.046,60 a R$ 8.186,40. “Os veículos autuados têm 15 dias – a contar da data da lavratura do auto de infração – para serem regulados e apresentados na Superintendência para uma nova vistoria”, informa gerente da Geamo, Gustavo Gurgel, com base na Portaria Nº 136, de 23 de julho de 2007 da Semace.

As blitze têm como objetivo coibir a emissão da fumaça preta de veículos movidos a diesel, tais como ônibus, caminhões e transportes alternativos que apresentavam poluentes superior a 60% de preto, de acordo com a Escala de Ringelmann. O equipamento é constituído de cinco colorações, variando de cinza claro ao preto total. As emissões de 20 e 40% estão dentro dos padrões estabelecidos. Já nas de 60, 80 e 100% o veículo é multado.

 

Ana Luzia Brito
Ascom Semace