Albatroz-de-nariz-amarelo é resgatado pela Semace em Trairi

14 de junho de 2021 - 15:47

De espécie em perigo de extinção, o animal silvestre foi encontrado na praia por pescadores locais e estava sob cuidados de uma cidadã que acionou a autarquia para o resgate neste domingo (13/06).

Em nova ação de resgate de animais silvestres, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) resgatou um albatroz-de-nariz-amarelo neste domingo (13), no município de Trairi. O animal, que foi encontrado por pescadores na praia de Mundaú, estava desorientado e foi levado para a residência de uma cidadã que solicitou o resgate da Superintendência.

O albatroz, de nome científico Thalassarche chlororhynchos, foi levado para o Projeto Cetáceos da Costa Branca, localizado no Rio Grande do Norte, onde receberá cuidados especiais e será avaliado até ser solto de volta para o seu habitat natural. No intuito de adiantar o processo de deslocamento da ave, uma equipe de resgate do PCCB, composta por veterinário e monitor do projeto, se deslocou até o município de Icapuí para prestar os primeiros atendimentos emergenciais ao animal.

Os albatrozes são aves marinhas migratórias que passam maior parte da vida em alto-mar buscando alimento. Do total de 22 espécies existentes, sendo parte deles 17 estão ameaçadas ou em algum grau, de extinção, segundo aponta a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês). Dez espécies sobrevoam o Brasil, sendo que seis interagem com a pesca, conforme aponta o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras.

Essa é a primeira vez que a Semace resgata um albatroz localizado na orla cearense. A ave foi identificada como um albatroz-de-nariz-amarelo juvenil. “É muito importante destacar que se trata de uma espécie que apresenta risco de extinção segundo a lista vermelha da IUCN, observa a gestora ambiental da Superintendência que participou da operação, Marina Lopes.

Ocorrências

O número de resgate de animais silvestres pode ser maior com a colaboração das comunidades litorâneas. No caso de ocorrências como essa, a Semace pode ser acionada pelo telefone (85) 3254.3083 ou 0800.275.22.33 (horário comercial e dias da semana) ou pelo e-mail atendimento.fauna@semace.ce.gov.br e aplicativo Semace Mobile.

Cetáceos

O PCCB é vinculado à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Seus projetos e ações são realizados em parceria com outras universidades, órgãos de governo e organizações não-governamentais (ONG´s) e empresas. O projeto atua principalmente no monitoramento de praias, resgate, reabilitação e soltura de animais marinhos.

Ana Luzia Brito
Ascom da Semac
e