APA da Bica do Ipu é fiscalizada pela Semace com apoio da Sema e BPMA

31 de maio de 2021 - 14:01

A Área de Proteção Ambiental da Bica do Ipu foi alvo de uma operação de fiscalização envolvendo a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e policiais do Batalhão de Policiamento de Meio Ambiente (BPMA). A ação fiscalizatória ocorreu de 25 a 27 de maio, objetivando a apuração de denúncias referentes a crimes e infrações ambientais cometidos dentro da poligonal daquela unidade de conservação.

Foram identificadas quatro áreas desmatadas. Um desmatamento na localidade de Várzea do Giló com um chalé em fase de construção. Após a equipe identificar e localizar o autor da infração foi verificado que o órgão ambiental municipal tinha iniciado processo de apuração da infração notificando os responsáveis por meio da Notificação nº146. Na localidade de Sítio São João, uma supressão vegetal de 0,11 hectares motivou a lavratura de dois documentos: um auto de infração no valor de R$ 5.000,00 e um termo de embargo que paralisou a atividade irregular.

Os outros dois desmatamentos situados na localidade de Queimadas terão suas áreas calculadas com usos de ferramentas computacionais de georreferenciamento da Semace. Na ocasião da vistoria, as ações do suposto empreendimento estavam paralisadas, não sendo possível identificar seus responsáveis. A Diretoria de Fiscalização (Difis) da Superintendência adverte que outras medidas de investigação serão tomadas para identificar e responsabilizar os infratores.

Para o gerente da Difis da Semace, Pablo Bonfim, as denúncias feitas à autarquia ajudam bastante no combate a crimes ambientais. “É uma forma de evitar degradações como desmatamentos e queimadas recorrentes nessa região. Além disso, as denúncias ajudam também a preservar nossos recursos naturais, a exemplo da Bica do Ipu, situado na localidade. Vale destacar que no momento da denúncia é preciso dar informações precisas, quanto mais, melhor”, destaca o gestor da Superintendência.

A Semace ressalta que, denúncias de irregularidades ao meio ambiente podem ser formalizadas através do Disque Natureza: 0800 275 22 33, ou via site e aplicativo Semace Mobile.

Ana Luzia Brito
Ascom Semace