CAR no Ceará foi tema abordado em mais uma edição do “Diálogos Ambientais” da Semace

6 de maio de 2021 - 16:28

O Ceará ganha visibilidade a nível nacional com o balanço satisfatório do Cadastro Ambiental Rural, apresentado durante o “Diálogos Ambientais” da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), nesta quarta-feira (05), via Youtube da autarquia. O evento trouxe em sua temática a trajetória do CAR no Estado mostrando resultados e perspectivas sob a ótica das especialistas no assunto, Tereza Farias (coordenadora do CAR na Semace), e Jaíne Cubas (coordenadora na Diretoria de Regularização Ambiental do Serviço Florestal Brasileiro).

Até o final de 2020 foram cadastrados 273.293 imóveis rurais, perfazendo uma área de aproximadamente 10.473.047 ha, segundo dados apresentados por Tereza Farias. “É um processo muito importante, de sucesso, e que já tivemos quase todas as aprovações do BNDES, que é o financiador do projeto”, declarou o superintendente Carlos Alberto Mendes, em sua fala de abertura dos trabalhos.

Em seguida, Jaíne fez uma apresentação macro detalhando sobre competências do SFB mediante a Política de Regularização Ambiental. Os benefícios, pilares, ações em curso, módulo e fluxo do cadastramento e resultados do SICAR (Sistema de Cadastro Ambiental Rural) também foram pontos abordados pela gestora. “O CAR serve para diversas políticas públicas, para que essas possam fazer o seu planejamento ambiental e econômico de forma estratégica. É um grande exemplo de cadastro geoespacial a nível mundial”, informou a representante do SFB.

Além dos resultados alcançados no Ceará, Tereza Farias também discorreu sobre o histórico de cinco anos da implantação do CAR no Estado, além das políticas públicas e estratégias realizadas pela Semace, por meio da Diretoria Florestal (Diflo) e demais setores da autarquia envolvidos. Ainda conforme a gestora, durante a realização do CAR, os proprietários e posseiros demonstram aderir o Programa de Regularização ambiental (PRA) atingindo um percentual de 71% conforme questionário disponibilizado no SICAR.

De acordo com Tereza, para o cumprimento de todas as etapas do cadastramento, a regularização ambiental do imóvel perpassa as fases de cadastro, análise, assinatura de Termo de Compromisso e elaboração do Programa de Regularização Ambiental do Ceará (PRACE).

É importante a sinergia da agricultura com meio ambiente para a ampliação do programa em nosso Estado. Se o CAR não estiver OK, não se consegue, por exemplo, crédito ou financiamento no banco. É preciso desmistificar que o cadastramento não vem para punir e entender que ele traz benefícios. As rádios comunitárias têm papel importante nessa divulgação”, disse Tereza.

Como próximos passos, a gestora da Semace ressaltou a ampliação para a realização de cadastros em 73 municípios – que ainda não tinham áreas georreferenciadas pelo Idace – que somados aos 109 municípios já realizados atinge os 182 municípios cearenses. “Estamos iniciando o processo de licitação para atender esses municípios com o recursos do projeto que tem apoio financeiro do Fundo Amazônia/BNDES, incluídos em 2020 como meta a ser alcançada”, pontuou Tereza.

Ainda segundo coordenadora do CAR na Semace, também está previsto como uma das metas da Superintendência a aquisição de insumos para implantação de análise dinamizada do CAR no Ceará.

O evento “Diálogos Ambientais” contou com grande público presente durante a live, oportunizando também o esclarecimento de dúvidas e uma declaração de participação. O projeto é uma parceria da Semace com o Instituto Federal do Ceará (IFCE) Campus Jaguaribe, por meio do Núcleo Audiovisual Jaguaribe-NAJA.

Na ocasião, os diálogos foram mediados pelo professor do IFCE Jaguaribe, Marcos Vieira. “Avançamos muito no patamar dos Diálogos Ambientais da Semace com a parceria do IFCE, destacando o empenho do professor Marcos para a realização desse evento”, enfatizou o titular da pasta Carlos Alberto, agradecendo a parceria na realização do evento.

A íntegra do evento de ontem, bem como as apresentações podem ser conferidas no link: https://www.youtube.com/watch?v=N1EL1Gk_ISo.

Ana Luzia Brito
Ascom Semace