Praias do Estado: Semace divulga resultado de balneabilidade

26 de fevereiro de 2021 - 14:39

Com a disseminação da Covid-19, a conscientização para sair de casa com destino a uma praia é algo que deve ser bem avaliado nesse período de proliferação da doença. Seguir o decreto estadual é a medida mais coerente nesse momento.

Mesmo com o cenário de isolamento social, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) continua seu trabalho de monitoramento da qualidade das águas da orla cearense. A autarquia divulga nesta sexta-feira (26) os resultados dos boletins de balneabilidade da capital fortalezense e praias do Estado.

Em Fortaleza, ao todo são nove pontos adequados. Leste e Oeste apresentam oito pontos impróprios, enquanto que a região Centro seis. Para quem pratica esporte no mar, no caso de surfe e natação, a Semace alerta evitar a Barra do Ceará, correspondente ao posto 31 do boletim, que não apresenta resultado por motivo de ocorrência de obras próximas que impedem acesso ao trecho.

O boletim das praias do litoral Leste, que vai da Cofeco até Redonda, a praia do Morro Branco Velho foi a única que ficou em alerta apresentando resultado próximo a desconformidade dos critérios estabelecidos pela legislação vigente.

Na parte Oeste do Estado, o mesmo acontece com as praias da Tabuba e de Paracuru: de acordo com o boletim ficam em alerta para o contato direto. A praia do Preá, em Cruz, foi a única que apresentou resultado em desconformidade.

As análises das águas dos trechos seguem o padrão exigido pela Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Semace alerta

As condições climáticas com nebulosidade variável podem provocar novas chuvas na capital, fenômeno que influência o resultado do boletim de balneabilidade. “Após chuvas fortes não é recomendado o banho por até 24h.

A superintendência também alerta que, em decorrência da disseminação da Covid-19, faz-se necessário seguir medidas do decreto estadual Nº 33.936, que prorroga o isolamento social.

 

Confira aqui a íntegra do boletim de balneabilidade de Fortaleza.

Confira aqui a íntegra do boletim de balneabilidade do litoral Leste.

Confira aqui a íntegra do boletim de balneabilidade do litoral Oeste.

 

Ana Luzia Brito

Assessoria de Comunicação da Semace