Orla fortalezense: boletim de balneabilidade da Semace mostra 15 praias em conformidade

19 de fevereiro de 2021 - 10:28

O novo boletim da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) apresenta 15 praias em conformidade na orla fortalezense. A autarquia, através da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), é responsável pelo monitoramento da qualidade das águas. Na capital, o órgão analisa 32 pontos.

Trecho com maior número de pontos adequados, com o total de sete, Leste, que contempla a Praia do Futuro e a praia de Sabiaguaba, apresenta alguns postos favoráveis para banho. Cinco estão inadequados, dentre eles o posto 1, que fica entre o Posto dos Bombeiros 08 até a foz do Rio Cocó.

O trecho Centro está dividido entre cinco postos adequados e cinco inadequados. A exemplo de ponto em desconformidade, a Semace destaca o posto 21, que fica entre a Indústria Naval do Ceará (Inace) até o final da Praia dos Crushes.

Oeste é o trecho que mais tem pontos inadequados: sete no total. Os postos próprios são o 23 e 25, entre a Av. Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó, e entre a Av. Pasteur até a Rua Jacinto Matos. O posto 31 não apresenta resultado por motivo de ocorrência de obras próximas que impedem acesso ao trecho.

As análises das águas dos trechos seguem o padrão exigido pela Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Semace adverte

As condições climáticas com nebulosidade variável podem provocar novas chuvas na capital, fenômeno que influência o resultado do boletim de balneabilidade. “Após chuvas fortes não é recomendado o banho por até 24h.

A superintendência também alerta que, em decorrência da disseminação da Covid-19, faz-se necessário seguir medidas do decreto estadual Nº 33.936, que prorroga o isolamento social.

Confira aqui a íntegra do boletim de balneabilidade.

 

Ana Luzia Brito

Assessoria de Comunicação da Semace