Semace divulga primeira balneabilidade do ano para praias de Fortaleza

8 de janeiro de 2021 - 14:17

O boletim, emitido pela Gerência de Análise e Monitoramento da autarquia, aponta 14 trechos próprios e 18 impróprios para banho

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) divulga a primeira balneabilidade do ano das praias de Fortaleza. O boletim, emitido pela Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da autarquia, aponta 14 trechos próprios e 18 impróprios para banho. O documento apresenta a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário da orla marítima fortalezense. Ao todo, são 32 locais monitorados pela Semace. As análises seguem o padrão exigido pela Resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Os pontos próprios se manifestam em maior quantidade no trecho Leste, que varia da praia da Sabiaguaba até o farol. Os trechos Centro e Oeste apresentam três pontos próprios cada. Centro e Oeste também mostram maior quantidade de pontos impróprios, com destaque para o posto 16 da Semace, entre o Espigão da Desembargador Moreira até a Volta da Jurema, posto 20, entre proximidades da popularmente conhecida como Praia dos Crushes, e a praia da Barra do Ceará, localizada no posto 31.

Vários fatores podem influenciar na qualidade das águas, tais como: ligações clandestinas de esgotos, ocorrência de chuvas (que levam sujeira para o mar através das galerias pluviais), condições de maré, presença de animais, disposição inadequada de resíduos sólidos e adensamento urbano próximo.

Confira o boletim completo